quinta-feira, 16 de julho de 2009

Fatias Húngaras ou Cinnamon Rolls

Sempre conheci como fatias húngaras. A mãe comprava na padaria ou de conhecidos. Fez apenas uma vez em casa, porque dizia que dava muito trabalho (e nós comíamos em dois tempos). Achei essa versão no As receitas da Patanisca e dei uma leve adaptada:

Fatias Húngaras ou Cinnamon Rolls

Massa:
1 copo de leite morno (240ml)
2 ovos
4 colheres (sopa) de margarina
3 colheres (sopa) de açúcar
1/2 colher (chá) de sal
3 1/2 copos de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento granulado

Recheio:
2 colheres de sopa de margarina derretida
4 colheres de sopa de açúcar
2 colheres (chá) de canela em pó
Um punhado pequeno de coco ralado
Goiabada
Uvas passas

Cobertura:
Leite condensado

Coloquei os ingredientes da massa na cuba da máquina de fazer pão e selecionei o ciclo “massa”. Quando terminou, abri o que achei que seria um quadrado, coloquei o recheio, enrolei tipo rocambole e cortei as fatias que foram organizadas numa forma untada com margarina. Deixei crescer no forno pré-aquecido por 10 minutos. Antes de assar, coloquei um pouco de leite condensado por cima, junto com um pouco da calda que acabou vazando enquanto enrolava a massa.



Resultado: uma delícia!

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Macarons monstrinhos

Espelho espelho meu, existem macarons mais feinhos que os meus?


Depois de ler em tudo que é lugar que macaron é chique, que é fofo, que é uma delícia e blá blá blá, resolvi fazer em casa para experimentar, porque por aqui não tem para vender senão por encomenda.


A receita veio do L'AMOUR DANS L'ASSIETTE. A única alteração foi trocar a amêndoa por castanha de caju, que foi triturada, peneirada, triturada novamente.


Macarons

150 g de açúcar de confeiteiro

90 g de castanhas de caju muito trituradas

75 g de claras

15 g de açúcar


Bater as claras em neve, juntar o açúcar e bater mais. À parte peneire o açúcar de confeiteiro com a farinha de amêndoas. Junte esta mistura às claras batidas em neve e misture bem até que o merengue esteja liso e brilhante. Coloque num saco de confeitar e faça os macarons em papel manteiga ou “tapete” de silicone. Levar ao forno e abaixar a temperatura para 140° C. Deixar 15 minutos no forno. Os macarons devem estar macios por dentro e formar uma crosta brilhante por fora.


O recheio foi em duas versões: chocolate meio amargo derretido com creme de leite e leite condensado misturado com creme de limão. O de limão ficou muitíssimo bom!! Antes que me pergunte onde foi parar o recheio, está na leve "afundadinha" que tem dentro de cada docinho. Juro que pelo menos bem recheados, ficaram!


Mas o resultado final foram essas coisinhas rachadas, meio tortas, que no dia seguinte meio que melaram... Afff um desespero! Tenho certeza que é bom, mas não sei se encaro fazer em casa novamente...


terça-feira, 14 de julho de 2009

Calzone de calabresa e abobrinha

Estamos na fase de fazer tudo em casa. No jantar e no lanche da tarde, fiquei super orgulhosa de ver que tudo o que estava sobre a mesa tinha sido feito pelas nossas mãos. Só não ordenhamos a vaca, porque não dá muito certo criar uma vaca em apartamento, depois teria de desnatar o leite, fazer o requeijão... muito trabalho!

Dentro dessa filosofia, resolvemos experimentar um calzone. Busquei várias receitas e, na verdade, queria uma que ficasse com a massa fofinha, pois valorizamos esse detalhe e massa não é só suporte, faz parte do prato! Acabei dando um pulo lá no Sabor Sonoro:


Calzone de calabresa e abobrinha

500 g de farinha de trigo
17 gramas de fermento biológico granulado
1 colher de sobremesa de sal
1 colher de sobremesa de açúcar
1 ovo
100 ml de óleo
1/2 xícara de água
1/2 xícara de leite desnatado
2 dentes de alho médios

Para começar, fritei o alho no óleo até ficar bem dourado. Isso aprendi na massa da foccacia que veio no manual da MFP e dá um sabor especial à massa. Em seguida, Bati o conteúdo da frigideira com o sal, açúcar, ovo, leite e água no liquidificador. Coloquei tudo na cuba da máquina de fazer pão, adicionei a farinha e o fermento e deixei bater na opção massa. Quando faltava uns 20 minutos para terminar o programa, abrimos em duas formas: uma redonda e uma quadrada. Recheamos com calabresa pré desengordurada no microondas, tomate, queijo e abobrinha picadinha. Como só cabe um de cada vez no forno, o quadrado esperou a vez para assar e acabou crescendo muito mais que o outro, por conseqüência ficou mais gostoso e lindo. Mas ambos ficaram muito bons!

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Bolachinhas de avelã e canela

Depois de pequenas férias para o modelador de biscoitos, resolvi usa-lo. Talvez porque neste fim de semana chegou meu tapetinho de silicone que me fez uma pessoa muito feliz. Gente, tecnologia é tudo, neh?! Detalhe é que tive que comprar de um distribuidor de materiais para padarias lá de SP, porque em Maringá não encontrei lugar que vendesse. Mas tudo bem, valeu o investimento.

Estava em busca de receitas lá no blog da Luísa Alexandra, que é expert na maquininha, mas acabei parando no Figo Lampo e dei uma leve adaptada para o que tinha em casa:


Bolachinhas de avelã e canela

160gr de margarina light
90gr de açúcar cristal
1 ovo
30gr de avelã moída
300gr de farinha
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
1 colher (chá) de canela em pó
4 sementinhas de aniz estrelado esmagadas

Na verdade as avelãs que utilizei eram de 4 bombons Ferrero Rocher que tinha em casa. Abri um por um, raspei o chocolate e a avelã que ficam em volta, juntei com a avelã de dentro (não usei o chocolate interno, apenas o externo) e triturei tudo com o açúcar. O restante foi adicionado sem grandes segredos na máquina de fazer pão (quanto menos sujeira, melhor) e depois foi só colocar a massa no modelador de biscoitos. Rendeu 95 bolachinhas que foram assadas em fogo alto.

O resultado foi um cheiro muito gostoso em casa... Canela + chocolate + aniz + avelã é uma mistura muito interessante. Especialmente com esse frio que anda fazendo, logo logo teremos mais bolachinhas por aqui...

domingo, 12 de julho de 2009

Bolo de tapioca

Sábado chuvoso e frio... aquela vontade de comer um bolo bem gostosinho. Lembrei que tinha visto lá no Receitas da Emília um bolo de tapioca feito com sagu. Acontece que tinha uma farinha de tapioca há algum tempo em casa, só faltava curiosidade e vontade de usar. Foi assim:


Bolo de tapioca


1/2 de farinha de tapioca

125 ml de leite (substituí parte do leite por 2 colheres de creme de leite)

1/2 colher (sopa) de manteiga

1/2 xícara de açúcar

1 ovo

1/2 xícara de farinha (como faltou um pouco de tapioca, acrescentei 1 ½ colher (sopa) de farinha)

1 ½ colher (chá) de fermento em pó

25 gr de coco ralado


Separei o ovo e bati a clara em neve. Bati a gema, com o açúcar e a margarina até ficar um creme fofo. Misturei a tapioca com o leite e levei ao microondas até hidratar (o leite vai sumir). Juntei os ingredientes com o creme do início e bati novamente. Como a tapioca vira uma meleca meio difícil de bater, incorporei o fermento e as claras também com a batedeira, apesar de não ser indicado... Levei assar numa forma de 20cm x 30cm e ficou um bolo bem pequeno. De uns 5cm de altura. Levou 35 minutos para assar no forno médio.

Ficou bem gostoso. A tapioca já é uma delícia por si só. Da próxima vez, vou bater a farinha no processador paa tentar deixa-la mais fina, já que mesmo depois de assado, o bolo ainda fica com pequenos granulos que não atrapalham, mas poderiam ficar melhorzinhos...