sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Massa com cogumelos

Se a experiência de ontem foi boa por que não voltar ao mercado e comprar mais uma bandejinha de cogumelos portobelo e outra de paris? Ingrediente que se preze tem que ser testado com massa.



Dourei um dente de alho picadinho e um tanto de cebola em um fio de óleo. Acrescentei 10 cogumelos entre portobelo e paris em fatias. Deixei refogar de leve, coloquei uma pitada de cominho, uma pitada de sal e uma colher (sobremesa) de molho inglês. Retirei da panela e ali cozinhei a massa caseira comprada no mercado com meio cubo de caldo de legumes. Quando a massa estava "quase lá", escorri quase toda a água, adicionei os cogumelos, uma colher de requeijão cremoso e mais uma pitadinha de sal, porque achei meio fraco. Ao invés de parmesão, usei queijo branco em cubinhos que também foram para a panela para derreter.

Vou te falar uma coisa: esses cogumelos rendem uma experiência melhor que a outra!!

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Cogumelos Portobello recheados

Eu olhava para eles, eles olhavam para mim, mas a data de validade muito próxima e o custo ainda não tinham me encorajado. Até que resolvi dar uma chance para a bandejinha de cogumelos portobello no mercado. Fiquei tão empolgada que até esqueci de pegar outros ingredientes, mas nem sabia o que ia fazer, ainda.

Cheguei em casa e dei uma procurada básica. O preparo mais comum que encontrei foi com recheio, então improvisei com o que tinha em casa.



Portobello recheados

3 cogumelos grandes e 2 pequenos
1/4 de lata de molho de tomate
1/2 linguicinha defumada
cebola picada
1 dente de alho picadinho
1 colher (sobremesa) de requeijão
sal
mussarela

Limpei os cogumelos, cortei o cabo e piquei. Dourei o alho e a cebola, acrescentei o molho e a linguiça pré-desengordurada. Acertei o sal e coloquei o requeijão. Coloquei os cogumelos num refratário de "ponta cabeça" num refratário, cobri com o molho e com fatias generosas da mussarela. Levei ao forno médio por uns 15 minutos.

O sabor é interessante, mas não chega a ser marcante. Vai ficar óoooooootimo com outras combinações!!



terça-feira, 11 de agosto de 2009

Sopa de milho

Em época de prevenção, todo líquido é pouco!

O pessoal está cada vez mais preocupado com relação à Influenza A. O Paraná responde por 22% dos casos. Cada dia recebo um email diferente com notícias alarmantes ou soluções milagrosas para turbinar a imunidade. O que sei é que alimentação saudável fez bem sempre e agora é ainda mais importante. Então já que o negócio é tomar água, vamos de sopa com o milho verde que foi tirado da espiga e congelado há algumas semanas.




Sopa de milho verde

Aferventei só para descongelar o equivalente a umas 4 espigas de milho. Enquanto isso fritei dois dentes de alho (imunidade, já!) e meia cebola. Bati o milho no liquidificador aos poucos, pois o meu aparelho não é lá muito potente e triturei os temperos já douradinhos, também. Levei tudo ao fogo, adicionando água e meio tablete de caldo de legumes. À parte, fritei um restinho de churrasco e uma linguicinha defumada que adicionei ao milho. Deixei apurar para cozinhar o milho e dar uma encorpada. Temperei com um tanto de sal, uma pitada de noz moscada ralada e cheiro verde desidratado. Para servir, um fiozinho de azeite.

Juro por Deus que nunca tinha tomado sopa de milho e adorei! Lembra quirerinha, que é ótimo, mas me lembra comida de cachorro!! hehehehe


Agora uma dúvida bem séria: alguém sabe me dizer se o alho depois de devidamente frito e dourado perde alguma propriedade? Pois tenho visto recomendações de come-lo cru, mas ninguém merece o cheiro, neh?!