sexta-feira, 8 de maio de 2009

Bolo de limão na MFP

Meu primeiro bolo na Máquina de Fazer Pão. Fico até emocionada.


Só que para ser bem verdadeira, esperava mais... O bolo ficou com uma carinha de pão. Talvez porque a máquina seja para fazer... PÃO!

Mas tudo bem, serve pela praticidade e ficou ótimo com uma cobertura azedinha depois de assado.

Bolo de limão

1 copo de leite
2 colheres (sopa) de suco de limão
1 colheres (sopa) de raspas da casca do limão
3 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
2 ovos
1 copo de açúcar
1 copo de amido de milho
2 copos de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó


Coloque todos os ingredientes na fôrma, exceto o fermento, na ordem acima. Selecione o ciclo rápido. Após + ou – 12 minutos a massa começa a bater pela segunda vez. Neste momento adicione o fermento. Deixe completar o ciclo. Logo depois de assado você pode cobrir o bolo com 2 colheres (sopa) suco de limão misturados com 1 colher (sopa) raspas e 5 colheres (sopa) de açúcar. Deixe esfriar e desenforme.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Manjar branco turbinado

Quem disse que o Manjar Branco tem que ser aquela coisinha branca sem graça?




Depois de caramelizar um refratário, preparei o manjar conforme a embalagem, bati 2 claras em neve, coloquei 4 colheres de açúcar (cristal, mesmo) e raspas de 1 limão. Depois é só colocar no forno bem quente até dourar.

Claro que a ameixa é parceira oficial do Manjar Branco, mas ela estava em falta no armário.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Sanduíche de atum

O tal do atum em sanduíche natural é o que há.

O negócio é sobrepor:

Fatia de pão de mandioca salsa, cenoura ralada (orgânica, novinha, recém comprada na feira), patê de atum (uma latinha com 2 colheres de maionese e 5 azeitonas picadas), rúcula, um pouco de suco de limão para ficar especial e mais uma fatia de pão.

E ainda dá pra colocar mais o que tiver na geladeira.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Pão de farofa pronta


Minhas aventuras com a Máquina da Fazer Pão não param... Ontem testei uma receita que levava vinho, mas acabei estragando a massa toda. Resolvi que ia fazer outra e não aceitaria nenhum erro dessa vez. Aí vai a receita com as devidas modificações (a base é de uma que veio no manual):

Pão de farofa pronta
1 copo (medida) de leite
1 colher de sopa de margarina
1 ½ colher de chá de sal
2 colheres de sopa de açúcar
3 copos de farinha de trigo (sendo que ¾ foi de farofa pronta dessas de pacote que já vem com alho, cebola, pimenta, tudo desidratado. O restante completei com a farinha branca)
2 colheres de chá de fermento biológico seco

Retirar a forma de assar de dentro da Máquina de Pão e adicionar todos os ingredientes na ordem acima. Recolocar a forma de assar na Máquina de Pão. Selecionar o tamanho do pão (600g) , a cor da casca (média) e o ciclo recomendado (branco tradicional). Fechar a tampa e pressionar o botão Iniciar/Parar.

ADOREI o resultado. Um pão super gostoso e com um leve saborzinho temperado. Da próxima vez dá pra aumentar a quantidade de farofa. Excelente opção para o lanche e para o aproveitamento daquela farofa que sobrou do almoço de domingo.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Talharim com ricota, abobrinha e filé de linguado

Tentativa de um fim de semana saudável com direito a muito peixe. Vamos lá:


O talharim era caseiro mas comprado no supermercado. Cozinhei com um pouco de colorau (de péssima qualidade, diga-se de passagem) e sal. À parte refoguei uns pedaços finos de abrobrinha com alho e incorporei à massa cozida junto com umas 3 colheres de ricota amassada.
NUNCA na vida havia preparado peixe. Mas fiquei empolgada porque esses tempos experimentei um grelhado num restaurante que estava delicioso. Comprei filés congelados de linguado (não gosto de carne congelada assim porque não se sabe ao certo há quanto tempo está daquele jeito), temperei com shoyo e limão e grelhei numa frigideira com pouquíssimo óleo. Tirando o aroma por todo o apartamento, ficou muito bom.
Faltou salada, neh?! Mas já estava com tanta fome e o horário do almoço já havia passado há tempos, então o verde ficou por conta da querida abobrinha.
Obs.: o foco da foto está no lugar certo, é que o peixe despedaçou e ficou meio anti-estético.