sexta-feira, 12 de março de 2010

Lagarto cozido com leite e mandioquinha

Receita das Rainhas! Só mesmo elas para me deixarem com vontade de cozinhar carne. Não que seja vegetariana, mas não gosto de ir em açougue, mexer com carne, colocar a mão em carne, provar tempero, nada disso. Mas fiquei tentada por esta receita, já que o cozimento é feito em leite e leva mandioquinha salsa, que adoro!


Vou copiar o modo de fazer direto das Rainhas, ok?!

"A peça de lagarto eu temperei com sal e pimenta moídos na hora; numa de suas faces, fiz um corte em cruz e enxertei fatias de bacon, cubos de cenoura e folhas de manjericão fresco; fechei com 2 palitos bem disfarçadinhos e reservei.

Na panela de pressão, 1 dente de alho picadinho, cubos grandes de cebola roxa e pimentões, e 1 lata de tomates pelados, refogados em azeite de oliva honesto; depois juntei a peça, envolvi bem no molho, cobri tudo com leite integral e levei a cozinhar na pressão por algo em torno de 20 minutos depois que a panela pegou pressão (quando começa a apitar); foi quando tirei a pressão, abri a panela, somei cubos de mandioquinha e deixei cozinhar de novo na pressão por mais uns 10 minutos. Por fim, tirei a pressão mais uma vez, somei um punhado enorme de cheiro verde e servi pelando."


Resultado: realmente a natinha é a melhor parte. Junto com a mandioquinha que ficou com um super tempero. Já a carne, não sei se deixei cozinhando pouco tempo, mas sinto que poderia ter ficado um pouco mais molinha... acho que acabei criando uma expectativa muito grande que aliada à minha falta de experiência nesse tipo de preparo, não deixou o prato 100%. Mas se carnes forem o seu forte, se joga, porque vale a pena!!

As mandioquinhas que sobraram viraram pão =)



quinta-feira, 11 de março de 2010

Bolo de limão rosa

Vejo muitas receitas utilizando limão siciliano. Acho uma fruta muito bonita, mas quando consegui encontrar para comprar, o sabor não me conquistou. Acredito que o limão que mais goste seja, mesmo, o rosa. Ele é menos ácido que o taiti, por exemplo. Se for para fazer recheio de torta de limão que não leve gelatina, o rosa não é suficiente para endurecer o creme, mas ainda assim, nas demais preparações, fica muito bom.


Como alguns foram doados de algum pomar e deixados na fruteira, tratei de encontrar um bolo à altura. Busquei no Chucrute com Salsicha.

Bolo de limão rosa

2 ovos
1/2 xícara [113gr] de margarina
1 xícara de açúcar
3/4 xícara de leite
1 3/4 xícara de farinha de trigo
1 colher de sopa de raspas de limão
1 1/4 colher de chá de fermento em pó

A receita original levava lavanda. Como não tinha, cheguei a ferver o leite usado na receita com algumas sementes de cardamomo, mas não deu a mínima diferença e sabor. Então podemos desconsiderar este fato.

Já o modo de fazer, usei o tradicional: bati as claras em neve. À parte, bati as gemas, margarina e açúcar [cristal] até virar um creme esbranquiçado e fui adicionando o restante dos ingredientes. No final, incorporei as claras em neve e levei assar.


O bolo ficou muito bom. Leve ácido e sabor do limão e fez o maior suceso no café da tarde.

O que achei interessante é que a Fernanda, do Chucrute com Salsicha sempre fala que gosta mais de bolos de massa densa e talz. Imagino que este seja bem do jeito que ela gosta. Para mim, deveria ter ficado pouca coisa mais fofinho, mas ainda assim foi uma delícia!




quarta-feira, 10 de março de 2010

Bacalhau tradicional

Apesar de gostarmos muito, nunca havíamos comprado bacalhau "de verdade" (entenda: Do Porto) na casa dos meus pais. Geralmente consumo esse peixe na casa da minha sogra, que faz preparações muito boas.

Durante minhas férias, num passeio pelo supermercado [porque aproveitei o tempo um pouco maior para tentar convencer minha mãe a explorar marcas e produtos diferentes] acabamos encontrando uma posta linda. Foi um verdadeiro investimento ($), mas valeu a pena.

Próximo passo: o que fazer? Já que o bacalhau é do bom, decidimos fazer de uma forma mais tradicional, para sentirmos bem o sabor de todos os ingredientes e, principalmente o peixe.


Não tem medidas: dois dias antes, deixamos as postas de molho em água na geladeira. A cada 4 horas, mais ou menos, trocávamos a água. Depois foram aferventadas e separamos as lascas (nessa hora parece que junta uma cola na mão). À parte, cozinhamos algumas batatas. Descascamos e cortamos em fatias de 0,5 a 1cm. Com antecedência, já havia cortado pimentões e tomates em rodelas e deixado numa assadeira com um fio de azeite e em forno baixo para dar uma secada, pois queria um sabor mais concentrado e menos água na preparação final.

Com todos os ingredientes meio prontos, foi só montar: fio de azeite no refratário, camada de batatas, camada de bacalhau, camada de tomates, pimentões e azeitonas pretas, batatas, bacalhau... e assim por diante. Por fim, mais um fio de azeite e forno mais para aquecer do que para cozinhar alguma coisa.

Foi servido num almoço de família de domingo. Apesar de tantas outras opções, acabei comendo só bacalhau, porque ele ficou perfeito. Com uma boa salada de folhas não precisa de mais nada!!



terça-feira, 9 de março de 2010

Pão de arroz

É feio prometer e não cumprir, por isso se falei que em 2010, este blog continuaria com receitas, ele vai ter, sim, muitas receitas! Estou com vários experimentos que foram feitos nas férias para dividir com vocês, então mãos à obra!

Para começar, infelizmente não fiz foto, mas essa receita é incrível. O pão fica super suave, fofinho e o melhor de tudo é ter uma alternativa para aquele restinho de arroz que fica no canto da geladeira. A receita vem lá do Pão de Máquina.

Pão de arroz

1 1/2 colheres de chá de sal
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sopa de margarina
3/4 xícara de arroz cozido
3/4 xícara de leite
1 ovo grande
1 colher de chá de suco de limão
2 colheres de chá de fermento granulado
3 xícaras de farinha de trigo

Bati tudo menos a farinha e o fermento no liquidificador. Deixe bater bem "dissolver" o arroz. Daí foi só colocar na cuba da MFP com o restante dos ingredientes e selecionar o programa Normal ou Sanduíche.

Para quem não tem máquina de fazer pão, é só misturar misturar manualmente depois de liquidificar.

Super aprovado!