sábado, 19 de setembro de 2009

Para esquentar pizza amanhecida

Não adianta. Morando sozinha, fica difícil não ter que comer o que era janta no almoço do dia seguinte e seguinte e seguinte...

Assim, tive que almoçar hoje a pizza que foi o jantar de ontem. Para esquentar, me recuso a usar microondas que deixa tudo borrachudo, o forno normal acaba transformando a pizza em torradas, então a melhor opção que encontrei foi uma que vi na TV há muito tempo.

Numa frigideira antiaderante, coloque o pedaço de pizza e ligue a chama bem baixinha. Tampe a frigideira e deixe alguns minutos. Mas cuidado, porque é bem rápido.


Se achar suficiente, só aquecendo embaixo está bom, mas prefiro o queijo meio derretido, então viro o pedaço de cabeça para baixo. Também tampo e deixo um tempinho.


A cobertura às vezes fica meio torradinha, mas a consistência da massa e cobertura ficam muito próximos do estado original.


E é só!

Pizza Fofa

Penso que comer massa é COMER MASSA. É sentir a textura do macarrão, a leveza do pão, a fofura da massa da pizza. Sim, porque depois que conheci a "Pan" da Pizza Hut, meu mundo virou de cabeça pra baixo e pude ter certeza dessa preferência.

Ontem cheguei em casa disposta a fazer uma pizza bem fofinha e gostosa. A última receita tirada do manual da MFP, ficou boa, mas queria algo mais. Então dei um pulo no blog da Gasparzinha que tem sempre ótimas receitas...


Massa de pizza fofa

120ml de água
120ml de leite (usei buttermilk - leite com 1 colher de vinagre)
1 colher chá de alho em pó (usei 1 dente e meio)
2 colher chá de queijo parmesão
2 colheres sopa de óleo de canola
1 colher chá de sal
1 colher sopa de açúcar
3 xícaras de farinha de trigo
2 colheres chá de fermento seco

Em massas de pizza e calzone gosto de usar alho frito, então piquei grossamente os dentes de alho e dourei-os no óleo de canola. Deixei amornar e bati no liquidificador com tudo menos a farinha e o fermento. Ainda adicionei uma colher (sobremesa) de linhaça por conta. Depois foi só colocar na cuba da Máquina de Fazer Pão com a farinha e o fermento, selecionar a opção Massa e esperar.

A Gasparzinha fez 2 pizzas. Como optei por deixar a massa mais mole que o normal, ficou difícil de esticar. Então untei uma forma com óleo, estiquei do jeito que deu e coloquei para crescer por 30 minutos no forno aquecido por 5 minutos, depois desligado.

Quando cresceu, assei por uns 20 minutos em forno médio, até dourar levemente, coloquei a cobertura e levei ao forno novamente para derreter o queijo e dourar de leve.

A cobertura foi mista:
molho de tomate
mussarela
atum
cebola ralada refogada com um tiquinho de sal
orégano

molho de tomate
abobrinha ralada (experimentei ralar ao invés de cortar maior. Ficou igualmente boa)
mussarela (sim, por falta de atenção, a abobrinha ficou coberta)
linguicinha pré-desengordurada
azeitonas descaroçadas
pimentões vermelhos

Por ter feito somente uma pizza, acabou virando um pão com cobertura e obceno de tão fofo. Uma delícia! Como é o nome original da receita... a massa de pizza perfeita!!


segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Bolo de aveia e ameixa

Um bolinho para a semana é básico. Para o café da manhã, lanchinho no trabalho...
Passeando pelo blog da Paula, encontrei essa receita na lista de atualizações. Achei super simpática e resolvi colocar em prática. Mas como queria um bolo bem pequeno para não ter problema de sobrar, fiz só metade da receita e com váaaaarias modificações (inclusive no nome).

e lá vamos nós com a foto virada outra vez...

Bolo de aveia e ameixa

1 xícara de açúcar mascavo
1 xícara de aveia em flocos
3/4 xícara de farinha de trigo
½ xícara de leite desnatado
1/2 xícara de óleo
1 ovos
1 colheres de chá de semente de linhaça
2 pitadas de canela em pó
10 ameixas pretas sem caroço
1 colher de chá (generosa) de fermento em pó

Bati as claras em neve e reservei. Bati o leite, o óleo, a ameixa e a linhaça no liquidificador. Acrescentei ao açúcar e à gema e bati na batedeira. Juntei, aos poucos, os demais ingredientes, deixando as claras em neve e o fermento por último. Levei assar em forno médio pré-aquecido numa forma de 18cm de diâmetro por 35 minutos. Rendeu um bolinho super simpático de 6cm de altura. Do tamanho da necessidade!
A ameixa deu um toque super especial a esse bolo. Ao invés de liquidifica-las, dá pra cortar e colocar no meio da massa, mas usando aparelho, é sempre melhor ir pelo caminho mais fácil...