sábado, 20 de junho de 2009

Frango, beterraba e tomates recheados

Minha mãe trabalha em casa para fora. Prepara bolos e tortas que são fornecidos a uma panificadora de Campo Mourão. Mas não são aqueles bolos cheios de coberturas e sim os simples, como formigueiro, de fubá e outros. Faz isso desde 1995. Claro que começou com bem menos produtos e clientes, mas hoje a produção só não é maior porque ela é só uma. Sozinha toma conta da casa, faz todos os produtos, entrega, cuida de orquídeas, do Tevez (um shit-szu fofíssimo) e mais de um monte de coisas. Por isso que há algum tempo decidi que no fim de semana que estou em casa, a cozinha é minha para o almoço e às vezes para o jantar. Tem os três lados da decisão: ajudo a mãe e desafogo o seu tempo, eles experimentam pratos um pouco diferentes dos que estão ultra acostumados e eu cozinho num lugar muito mais equipado e com uma despensa muito mais farta que a minha. O resultado é que a mãe adora, porque também é curiosa para coisas novas como eu, o pai se divide entre gostar muito e fazer cara estranha olhando para o prato e o meu irmão sempre fica apreensivo, pois não sou tão carnívora quanto ele, então às vezes foge para a casa da namorada.

Dá muito frio na barriga, porque cozinhar só pra mim e no máximo para o namorado, é uma coisa. Se ficar meio gororoba, ele é educado e come pode amor, agora para pai e mãe, o nível de exigência é maior. Por isso coloco a comida na mesa e quase não respiro até perceber que agradou... ufa!

Por tudo isso, quando sei que irei para lá no fim de semana, faço uma super pesquisa para definir os pratos desde quarta-feira, para tentar garantir o sucesso de tudo.

Esses três pratos foram feitos lá na casa da mãe:

Salada de beterraba assada

Nunca tinha pensado em assar beterraba, mas depois de muita propaganda no Inner Life of Food, resolvi tentar. Deixei uma grandona embalada em papel alumínio por muito tempo no forno, que já estava ligado para assar os bolos da mãe. Espetei com um garfo e quando estava macia, estava boa. Procedimento igual para a cebola.

Abri as duas ainda quente, tirei o que consegui da casca, cortei e temperei com um pouco de sal, azeite e salsinha picada.

Na verdade essa salada acompanhou o carbonara do outro post.


Frango quase a la Nigella

Ainda não tinha feito nenhuma receita do Nigella Expreess, então misturei duas parecidas.

Separei uns 18 bifinhos de filé de peito de frango e temperei com sal, azeite e um pouco de limão. Depois de repousar por uns 30 minutos, esquentei uma frigideira com pouco óleo, fritei um punhado de bacon em pedacinhos. Só que o bacon era muito magro e quase não soltou a gordura necessária para o preparo do frango, por isso ficou quase light! hehehe

Retirei o bacon e praticamente grelhei os filés. Quando já estava tudo bem moreninho, retirei e devolvi os bacons na frigideira com uns 60ml de conhaque. Deixei cozinhar um tempo e o bacon tomar gosto e coloquei tudo por cima do frango. Nesse meio tempo minha mãe colocou umas abobrinhas italianas em fatias para fritar junto com o frango. Ficou bom, mas um pouco cozidas demais, já que eram intrusas. Bom, deixei tudo no forno por pouco tempo, para não esfriar até o restante ficar pronto. Ah! No final, também salpiquei com salsinha e cebolinha que sobraram do tomate...



Tomates recheados

A idéia inicial era ricota, mas a mãe ficou com vontade de farofa, tipo a que recheia pimentão. Ok. Ela fez a farofa com carne moída e farinha de milho.

Cortamos a tampinha do tomate, retiramos a polpa que foi aproveitada em outra receita, colocamos a farofa dentro dos tomates e coroamos com um pedaço de queijo branco. Mais simples que isso quase impossível.

No final foi tudo ao forno por uns 15 minutos, só para dar uma assadinha no tomate.

Considerações: a salada de beterraba nos surpreendeu e adorei o sabor suave que ficou ideal com a presença do carbonara. Junto com a cebola também super assadinha, então, foi uma maravilha!

O frango também bombou. À tarde estávamos eu e o pai discutindo quem ia levar de marmita na semana seguinte...

O tomate também foi um excelente acompanhamento. Só que da próxima vez acho que vou colocar um salzinho antes de rechear, porque ficou meio xoxo.

Recomendáveis? Certeza! Nada aqui precisou de muita queima de fosfato e o resultado foi aprovado por quem experimentou =D

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Carbonara incrível

Nunca tinha feito massa a carbonara em casa. Comi apenas uma vez num restaurante e achei meio forte, apesar de interessante. Quando a mãe pediu um almoço que ajudasse a fazer uma limpa nos restinhos da geladeira, logo lembrei dessa opção.



Massa à carbonara

Cozinhei a massa caseira (comprada no mercado) conforme a embalagem para ficar al dente. Bem antes, cortei linguicinhas calabresa em pedaços pequenos e aproveitei o forno ligado para deixar um tempo assando e derretendo as gordurinhas. Quebrei dois ovos, sendo que as gemas foram colocadas numa peneira, para separar aquela pelinha. Bati tudo com sal, pimenta do reino, as linguiças,e duas azeitonas pretas picadas (era pouquinha massa) e um pouco de mussarela picada (não tinha parmesão).

Escorri o macarrão mas deixei bem pouquinho da água. Misturei tudo na panela e levei no fogo baixo por bem pouco tempo, só para dar uma leve cozidinha no ovo.

Em vários sites encontrei gente que não volta ao fogo, mas ovo cru ninguém merece! Também encontrei gente que usa creme de leite, mas linguiça+ovo+creme de leite era demais para o meu colesterol.

Bem, no fim das contas a mãe nunca tinha comido esse molho e adorou. Fiquei muito feliz, porque elogio é sempre bom, mas da mãe que entende tudo de cozinha, é outra coisa, neh?!

Recomendável? Ô! Apesar de ter sido feito meio a olho, ficou sensacional!

Bolo de maçã

Queria um bolo de maçã e também precisava usar as mil e uma pocãs que minha avó doou... Logo o negócio era misturar tudo. Procurei várias receitas, acabei me inspirando na do Caos na Cozinha.


Bolo de maçã com toque de pocã

1/2 xícara de açúcar cristal
1 1/8 xícara de farinha de trigo (sendo 1 colher de farinha de aveia)
1/4 xícara de óleo
1/4 xícara de buttermilk
3 ovos
1 1/2 colher chá de fermento em pó
2 maçãs
1 colher sopa de margarina
3 colheres sopa açúcar
suco de 8 pocãs

Primeiro descasquei as duas maçãs. A casca foi para o liquidificador para bater com o óleo e o leite. A polpa foi picada em cubinhos e foi para a panela a margarina. Assim que a margarina derreteu, coloquei o suco das 4 pocãs e deixei fervendo até reduzir bastante. Acrescentei as três colheres de açúcar e deixei chegar num ponto de geléia.

Bati as claras em neve e reservei. Bati as gemas com o açúcar. Quando virou um creme bem branquinho e fofo, misturei o restante dos ingredientes e envolvi as claras em neve, mas sem bater. Coloquei metade da massa na assadeira, distribuí a maçã e o restante da massa.

Enquanto assava, levei ao fogo o suco das outras 4 pocãs, duas colheres de açúcar e uma colher de farinha de trigo (acabou a maizena). Quando engrossou, reservei.

O bolo ficando pronto, foi só colocar a cobertura.

Considerações: rendeu um bolo bem pequetitinho. Minha forma tem uns 20cm x 25cm e acabei me perdendo no tempo de forno, por isso embaixo ficou bem queimadinho. Da próxima vez, coloco mais uma maçã e mais umas duas colheres de açúcar.

Recomendável? Certeza! O toque da pocã ficou muito bom. Deu um sabor super diferente. Tá bom que meu irmão estava em dúvida se era abacaxi ou pêssego, mas...

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Torta de morango

Quando vi a foto e a receita aqui não tive dúvidas que precisava experimentar...


Torta de morango

Massa:

210 g de farinha
3 gemas
20 g de açucar
125 g de manteiga

Recheio:
500 g de morangos
3 claras
3 colheres de sopa de açucar

Para a massa misturei tudo na MFP e forrei o fundo e laterais de uma forma com fundo removível. Foi ao forno para dourar. Enquanto isso, cortam-se os morangos. Dividi cada um em 6 partes, já que eram grandes. Bati as claras em neve, misturei o açúcar e envolvi os morangos. Coloquei emcima da massa e levei ao forno para dourar. Como não queimou e já estava com o forno ligado para assar um bolo de pocã, deixei lá por uns 30 minutos em fogo médio.


Recomendável? Fica linda. Excepcionalmente linda. Só que junta água e é bem pouco doce, fora que o visual depois que corta fica ruinzinho. Valeu a experiência, mas não devo repetir...