sexta-feira, 10 de julho de 2009

Bolo de banana com caramelo

Pratos à base de banana sempre me conquistam, pois são sempre deliciosos. Não foi diferente com esse bolo, que vi lá no Technicolor Kitchen. Claro que a foto dela está muito melhor, pois as minhas andam bem ruinzinhas, ultimamente...


Bolo de banana e caramelo

2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (chá) de canela
3 sementes de aniz estrelado amassadas
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó
3 ovos
1 xícara de óleo
¾ xícara de açúcar
3 bananas nanicas maduras em cubinhos
um punhado minúsculo de uvas passas
outro punhado menor ainda de chocolate ao leite quebradinho

Caramelo:
½ xícara de açúcar mascavo
2 colheres (sopa) de leite desnatado
4 colheres (sopa) de margarina (é importante ser sem sal)

Bati os ovos, com o açúcar e o óleo até ficar uma nuvem fofa. Adicionei os ingredientes em pó, bati novamente e coloquei a banana, passas, chocolate e fermento. Levei assar numa forma com mais ou menos 20cm x 30cm, mas como ficou perto da borda, acabei tirando massa para fazer 6 bolinhos. No final das contas, se tivesse deixado, não ia derramar, porque ele cresce, mas não é aquele escândalo.

Assim que tirei do forno, levei os ingredientes do caramelo ao fogo médio e deixei dar uma pequena reduzida (não muito, porque senão fica duro). Furei o bolo com um garfo e espalhei a cobertura.

Mudei um pouco os ingredientes de acordo com o que tinha em casa, mas nada muito drástico. O importante é que resultou num bolo super fofinho, com sabores especiais (canela é tudo!) e o caramelo dá um toque muito bom. Realmente é importante a margarina ser sem sal, porque senão a cobertura fica bem salgada, o que foi o meu caso, mas como deixei reduzir e ficou finíssima emcima do bolo, nem deu tanta diferença. Para ser bem verdadeira, não gosto muito de cobertura e dificilmente faço. Só investi nessa porque era diferente =)

Lanchinho à noite

Você chega em casa meio correndo, tem milhares de coisas pra fazer e bate aquela fome? Sanduíche é o que há nessas horas!

Lembra do frango com azeitonas? E do pão de cerveja? Então, coloquei um pouco de margarina na panela, umas 10 couves de bruxelas cortadas ao meio e deixei ficarem macias. Juntei meio filé cortado miúdo e deixei tomar gosto. Só que gosto de sanduíche fininho, então cortei duas fatias do pão, coloquei um pouco de mussarela, o recheio da panela, mais um pouco de mussarela e deixei tostar. O resultado foi uma meleca na sanduicheira e um lanchinho muito do bom =)

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Purê de mandioca salsa com carne/soja

E lá vamos nós nos purês...



Tinha meio quilo de mandioca salsa dando sopa na geladeira, então cozinhei, amassei, dei ponto com leite, meio pacotinho de queijo ralado e sal, coloquei no fundo de um refratário.

Refoguei uns 350g de carne moída (mais meia xícara de proteína de soja texturizada escura já hidratada) com cebola, alho, colorau e duas pimentas cambuci bem picadinhas. Coloquei tudo por cima do purê e finalizei com mais uma camada de mandioquinha.

Tudo isso foi para o forno até dar uma leve douradinha no pico. Bem leve...

Se fosse num almoço com mais opções de pratos, seria um acompanhamento interessante, mas comi sozinho mesmo e estava uma delícia.

A história interessante é que meu irmão chegou e viu o prato recém tirado do forno. Pegou um tanto, comeu e elogiou dizendo que era a primeira vez que comia um purê de batatas que tinha gosto de "alguma coisa". Avisei que não era de batatas e sim de mandioca salsa. Ele quase me fuzilou, já que não gosta da raiz... E eu que vou saber?! Mas fiquei quieta... se ele soubesse que no meio ainda tinha proteína de soja... heheheh


quarta-feira, 8 de julho de 2009

Pão de cerveja no Dia do Padeiro

Acabei de descobrir no No calor do fogão que hoje é o dia do padeiro. Acho que nessa comemoração entram as pesoas munidas de Máquina de Fazer Pão, não é?! Porque depois dessa invenção, os meus pães ficaram muito melhores.

Bem, como tinha um restinho de cerveja que comprei para fazer hambúrgueres, aproveitei a receita que veio no manual da MFP:


Pão de Cerveja
1 copo de cerveja preta ou amarela
1 1/2 colher (sopa) de margarina
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
2 1/2 copos de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de linhaça
1 colher (chá) de fermento granulado
A receita original era para pães de 1200g, por isso fiz apenas metade. A cerveja não completou o copo, então ajudei com meio limão e um pouco de leite. Bati tudo no liquidificador menos a farinha e o fermento, coloquei na cuba junto com o restante dos ingredientes. Ciclo normal. Tive que acertar a farinha com umas 2 colheres a mais. Quando bipar para acrescentar igredientes, deixei terminar de bater, coloquei numa forma untada, deixei crescer no forno pré-aquecido e depois assei por 40 minutos.
Depois que descobri essa de pré-aquecer o forno e deixar o pão crescer, parei de assar na MFP, pq está frio e assim o pão não fica bom de jeito nenhum. Se bem que penso em não mudar de método no verão...
E vivam os padeiros e as padeiras!!!

Frango com azeitonas e vários usos

Vou confessar: o frango não era meu amigo. Mas não era culpa dele e sim daquelas pessoas que fazem as coisas com frango de qualquer jeito, só jogam um coloralzão, dão uma refogada e acham que aquilo é bom. Credo! Pesquisando outras formas de utilizar o penoso, acabei descobrindo que ele é bem gente boa, além de ser uma carninha mais light, já que sempre uso filé de peito... Essa receita eu peguei do site da minha ex-nutricionista e vou falar uma coisa: vale a pena!


Frango com azeitonas (o resultado é melhor que a foto, ok?!)
5 bifes de filé de peito de frango

1 cebola média
1 colher (sobremesa) de gengibre
1 colher (chá) de páprica doce
1 xicara (chá) de água
3 colheres (sopa) de azeitonas verdes picadas
suco de meio limão
1 dente de alho
sal gosto
Coloquei o frango numa assadeirinha anti aderente, bati todos os outros ingredientes no liquidificador (menos as azeitonas), derramei por cima do frango e levei ao forno. Na verdade não marquei quanto tempo foi, mas o suficiente para o molho reduzir e o frango ficar bem assadinho. Quando estava quase pronto, coloquei as azeitonas, dei uma mexidinha e deixei apurar.

Nunca tinha usado páprica, nem tinha em casa, mas valeu a pena fazer a aquisição. Esse frango ficou O BIXO!! Muuuito gostoso, muuuito saboroso. Além disso, rendeu desdobramentos: comi puro, num sanduíche e transformei em macarrão:



Cozinhei um punhado e meio de penne e tirei da água um pouco antes de ficar al dente. Piquei miudinho um dos bifes da receita anterior, coloquei na panela com pouquíssimo óleo e um pouco do molho. Deixei dar uma leve dourada e coloquei duas colheres de requeijão light e o macarrão com um pouquinho da água do cozimento. Mexi tudo no fogo até quase secar a água.
As duas formas são para cozinha de gente preguiçosa ou sem tempo, pq não tem coisa mais fácil. O melhor de tudo é que vale a pena, vale muito!!!

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Risoto de alho poró e purê de mandioca salsa

As postagens estão seguidas, mas os pratos foram feitos com 1 semana de intervalo, pois não como risoto todos os dias, ok?! Na casa dos meus pais, o alho poró ainda não tinha entrado, então todo mundo experimentou num super risoto de domingo. Fiz assim:

Risoto de alho poró

Dourei meia cebola ralada em uma colher de margarina, acrescentei o alho poró cortado miudinho (partes branca e verde). Juntei 1 e 3/4 xícara de arroz comum e meia xícara de vinho branco seco. Reduziu, coloquei 100g de champignon em conserva picadinhos, um caldo de galinha, acertei o sal e água até cozinhar. Quando estava quase pronto, misturei 2 colheres de queijo parmesão ralado e uma colher de margarina.

Para acompanhar, o melhor purê da minha vida:

Purê de mandioca salsa

Cozinhei aproximadamente meio quilo de mandioquinha salsa com água e louro e passei pelo espremedor. Coloquei uma colher generosa de margarina para dourar (o negócio é dourar mesmo, mas não queimar) e dourei meia cebola ralada. Acrescentei a mandioquinha, sal e leite até dar o ponto não muito molengo, porque não gosto de purê que vira mingau.


Considerações: foi a primeira vez que fiz risoto como manda o figurino: vinho, parmesão... só não usei arroz arbóreo, porque na verdade gosto mesmo de arroz integral e o agulhinha já estava em casa. Ainda tem receitas que levam creme de leite, mais queijo, mas acho que essa ficou no ponto. O purê ficou simples mas com um tchan especial. Fora que é fácil de fazer que é uma coisa.

Recomendáveis? Ô! Esse purê mudou minha vida. Essa dica da margarina (que era manteiga) dourada, peguei de um blog, mas não estou conseguindo encontrar agora. Vou continuar a busca e atualizo o crédito.