sexta-feira, 3 de julho de 2009

Risoto de damasco, linguiça e castanha de caju

O adocicado do damasco me inspirou um risoto. Mas também queria algo a mais, então a linguiça entrou na história:

Risoto de damasco, linguiça e castanha de caju

Piquei meia cebola bem miudinho, fritei em um pouco de óleo, acrescentei quase uma xícara de arroz, deixai dar uma fritadinha e coloquei meia xícara de vinho branco seco até quase secar. Juntei uns 8 damasco picadinhos e uns 10cm de linguiça previamente picada e "desengordurada" no microondas. Mais um caldo de galinba (não tinha legumes) e água até cozinhar. No finalzinho, acrescentei um punhadinho de castanhas de caju quebradas e umas 2 colheres de queijo parmesão ralado.


Considerações: me empolguei no sal e ficou um pouco puxado, mas é só comer com uma salada sem tanto tempero que fica ótimo.

Recomendável? Certeza. É uma mistura da boa: o adocicado, o picantinho da linguiça e a crocância da castanha. É daquelas comidas que a gente tem que parar e sentir, sabe?! Só faça o favor de não exagerar no sal, como fiz.

terça-feira, 30 de junho de 2009

Torta de peras e pocã

Ainda na tentativa de exterminar o estoque de pocã... Foi tudo meio a olho, mas vou tentar dar as medidas corretas.

Torta de peras e pocã

Bati umas bolachas caseiras no liquidificador. Devia ter uns 200g. Misturei com umas duas colheres de margarina e um toquezinho de canela (deixa especial) até formar uma farofa úmida. Forrei um refratário de vidro.



Coloquei uma xícara e meia de leite, umas duas colheres de açúcar e uma colher cheia de farinha de trigo e uma gema. Levei ao fogo até engrossar. A intenção era ficar meio consistente, mesmo.


Piquei duas peras médias e levei ao fogo com suco de quatro pocãs e duas colheres de açúcar. Adicionei umas passas para dar um saborzinho especial. Tudo ficou cozinhando até o suco quase secar. Assim as peras ficaram mais macias e as passas, hidratadas.


Levei ao fogo mais uma xícara de suco de pocã com uma colher de açúcar e uma colher generosa de farinha. Deixar engrossar e a farinha cozinhar.

Depois é só deixar na geladeira para firmar. Como ADORO comida quente, acabei pegando um pedaço sem estar pronta, ainda e acabou desmoronando.
Considerações: foi inspirada numa receita de torta de maçãs com laranja da mãe e não deixou nada a desejar. Tá bom que foi um a limpa no armário e na geladeira, mas valeu a pena.
Recomendável? Absolutamente! A calda formada pela redução do suco com a pera fica uma delícia tão, mas tão grande que acabei tomando o caldinho =)