sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Pão/Broa de Fubá - World Bread Day 2009


Hoje é o dia mundial do pão! Se juntar com o dia mundial do leite (existe?), vai ser perfeito, porque se tiver esses dois, passo de boa.

Bem, receitas de pão tem bastante neste blog, mas tem uma que fiz esses dias e ainda não havia postado. Veio do grupo de discussão sobre MFP:



Pão/Broa de Fubá

300ml de leite morno
50ml de óleo
2 ovos
5 colheres de sopa de açúcar
1/2 colher de sopa de sal
1 colher de sopa de vinagre (melhorador)
3 copos de farinha de trigo
1 copo de fubá
1 colher de sopa cheia de erva-doce (não tinha e usei 2 sementinhas de aniz estrelado)
1 colher de sopa de fermento seco

Coloquei tudo na cuba da máquina de fazer pão e selecionei o ciclo normal -900g. Quando apitou para adicionar ingredientes, coloquei numa forma untada e enfarinhada, deixei crescer por 30 minutos no forno pré-aquecido e assei por mais 40.

Dá um baita de um pão mais consistente, tipo broa. Lembra uma que a mãe comprava na padaria e eu comia com maionese, hum...
E viva o pão!!!

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Torta de maçã com creme

Está tendo uma Festa das Nações aqui em Maringá. No final de semana, compramos uma fatia de torta de maçã na barraca alemã e estava uma delícia, mas acabou muito mais rápido que a minha vontade de comer, por isso busquei uma receita que fosse o mais parecida possível. Acabei encontrando lá no Cantinho da Nani. A receita abaixo está como fiz, ou seja, tem modificaçõezinhas:


Torta de maçã com creme

Massa
100g de margarina em temperatura ambiente
½ xícara (chá) de açúcar mascavo
1 ovo1
½ xícara (chá) de farinha de trigo (sendo 2 colheres de farinha integral)

Creme
1 xícara (chá) de leite
1 ½ colher (sopa) de amido de milho
1 gema
1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo

Cobertura
4 maçãs descascadas e cortadas em fatias bem finas
Suco de 1 limão
½ xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de margarina
1 ovo batido com 1 colher (sopa) de açúcar
2 colheres de uvas passas
Canela em pó a gosto
Massa
Coloquei todos os ingredientes na cuba da máquina de fazer pão e selecionei o ciclo “massa”. Quando virou uma bola homogênea, forrei uma assadeira de 20cm x 30cm.

Creme
Levei os ingredientes ao fogo, mexendo até que engrossou.

Cobertura
Coloquei todos os ingredientes numa panela e deixei em fogo médio até a maçã ficar macia e reduzir um pouco do caldo.

Montagem
Só na hora de fazer esse post que li que a massa tem que ser previamente assada. Mas não tem problema, também funcionou como fiz: coloquei o creme por cima da massa e cobri com as maçãs. Levei ao forno médio pré-aquecido até as bordas ficarem morenas.

Adorei o resultado que ficou ainda melhor do que a torta da feira. O limão junto com as maçãs deixa um toque muito sutilmente ácido e as passas combinaram perfeitamente. A única coisa que não ficou muito de acordo foi o açúcar mascavo no creme, que acabou ficando escuro. Mas isso é fácil de resolver.

domingo, 11 de outubro de 2009

Almoço de domingo = lasanha

Em casa, domingo sempre foi sinônimo de lasanha. Um porque é um prato relativamente fácil de ser preparado, outro porque meu irmão é louco por lasanha, tipo Garfield.

Mesmo com toda essa preferência, esta foi a primeira lasanha que fiz sozinha.

Lasanha bolonhesa

1 pacote de massa para lasanha
500g de carne moída de primeira
2 dentes de alho amassados
3/4 de uma cebola média ralada
2 tomates (eram longa vida e não ajudaram a dar cor)
1/2 xícara de proteína de soja texturizada ralada e escura
3 colheres de pimentão amarelo picadinho
2 colheres de salsinha picada
sal a gosto
1 colher (chá) de páprica
500g de mussarela ralada

Primeiro o molho: dourei o alho, a cebola e fritei a carne mexendo sempre para não empelotar. Quando estava quase sequinha, juntei a proteína de soja hidratada. Adicionei os tomates bem picadinhos, o sal, a páprica e o pimentão. Deixei apurar para o tomate desmanchar um pouquinho e, quando desliguei o fogo, coloquei a salsinha.

Para a montagem contei com a incrível participação do namorado que falou que queria créditos [ok, você foi fundamental!!!! =*].

Em uma panela com água fervente, um tantinho de sal e um fio de óleo, cozinhei as massas por 9 minutos. Daí foi só intercalar: molho, massa, molho, queijo, massa, molho, queijo, massa... até a capacidade do refratário que era pequeneninho. Como o molho ficou meio sequinho, entre uma camada e outra, demos uma regadinha (pequena) com água filtrada, porque a massa sempre seca um pouco mais no forno. Bem, tudo montado, foi hora de colocar no forno bem quente para o gratinar.

Nossa primeira lasanha ficou uma delícia! E ainda rendeu uma 20cm x 20cm, mais uma com 15cm de diâmetro e dois potes pequenos que congelei. Como é um prato prático e ia sobrar ingrediente, preferi montar outras e deixar resfriadas.

A opção pela proteína de soja foi para deixar um pouco mais saudável sem criar problema com os enjoados de plantão e deu certo, porque a quantidade era pequena, ficou impossível descobrir.

Para quem gosta, há a opção de colocar uma camada de presunto. Eu não como esse tipo de embutido, então deixei de fora.


Para acompanhar, suco feito com um punhado de acerolas bem lindas e maduras que encontrei no mercado, 2 laranjas e meia maçã. Tudo colocado na centrífuga (acho essa a melhor forma de aproveitar a acerola) e adicionado a um copo de água, 7 gotinhas de adoçante e gelo.