sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Pseudo risoto de funghi e alho poró

Saí do serviço com vontade de comer alguma coisa gostosa, muito temperada e que não me desse trabalho. Lógico que passei no mercado para comprar uma refeição praticamente instantânea. Na verdade nem foi tão instantânea assim, mas ficou interessante...


Pseudo risoto de funghi e alho poró

Peguei aquele pacote de arroz com funghi do Tio João que vem com dois pacotinhos de 125g cada. Cozinhei um pacotinho em 800ml (ao invés de 1litro pedido na embalagem). À parte, refoguei a parte branca de um alho poró em uma colher de margarina. Adicionei ao arroz e mais uma colher (sobremesa) de requeijão sabor queijo prato da Polenghi.

Está pronto um prato para socorrer um estômago aflito. E ficou gostoso, viu?! Acabou rendendo meu almoço de hoje, também.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Risoto de alcachofra e lingüiça

Tudo que é lugar mais chique coloca alcachofra no cardápio. No mercado municipal de SP, tinha umas lindas a preço de ouro. Já tinha visto no mercado a conserva, mas o preço não agradou. Até que, procurando alguma coisa diferente para o último final de semana, encontrei esses fundos de alcachofra num precinho mais camarada. Virou risoto!


Risoto de alcachofra e lingüiça

1 xícara de arroz agulhinha
½ cebola ralada
1 colher de margarina
Sal a gosto
Meio vidro de fundos de alcachofra em conserva (uns 200g)
10cm de lingüiça pré-desengordurada no microondas
Queijo parmesão ralado
Salsinha picada

Dourei a cebola na margarina, acrescentei o arroz, deixei fritar um pouco e adicionei água até o arroz ficar quase cozido. Quando estava quase lá, acrescentei a alcachofra picada e a lingüiça. O arroz terminou de cozinhar, acrescei o queijo, uma colher pequena de margarina e a salsinha.

Vamos às considerações:
1 – talvez por ser conserva, achei alcachofra uma coisinha bem sem graça e quase me arrependi dos R$ 6 investidos
2 – já tinha ouvido que o sabor era suave, mas nem tanto, neh?! Por isso usei a lingüiça pra dar um tchan
3 – na verdade a lingüiça foi empregada também por outro motivo: quando o arroz estava fritando, descobri que não tinha nem caldo de legumes, nem caldo de galinha em casa, então tive que recorrer a algo um pouco mais forte e prático
4 – não mudou a minha vida, mas valeu a pena para experimentar. Quem sabe se usar a flor fresca...

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Frango assado sentado na cerveja

Inusitado é pouco. Estranho também é pouco. O que importa é que deu certo.

Este é meu primeiro frango assado. Afinal de contas, ainda estou processando essa história de ter que colocar a mão em carne crua... A receita é da leitora Haigli Fensterseifer, do Rainhas do Lar. Acabei acatando a sugestão por ser uma receita beeeeeeem diferente do que já tinha experimentado.

Frango assado sentado na cerveja


Comprei um frango inteiro no mercado. Só não vou saber dizer de quantos quilos. Mas deu 10 reais e pouco. Ele vem meio congelado, mas não tem problema. Tirei os miúdos que estavam por dentro, dei uma olhadinha e vi que ainda ficaram pedacinhos do pulmão pra trás. Foi só puxar que saíram. Depois tirei uns 3 pedacinhos de pontinha de penas que sobraram.

Furei com a faca e deixei dormir no tempero desde a noite anterior: 1 copo e meio de água, 3 colheres (sobremesa) de sal, 1 colher (sobremesa) de sálvia, 1 colher (sobremesa) de alecrim, salpicadas de molho de pimenta, 1 cebola média e meia, 2 dentes de alho. Bati tudo no liquidificador, cobri boa parte do frango e fui dormir.

No dia seguinte, duas horas antes de servir, abri uma latinha de cerveja de 170ml (antes, lavei bem a latinha e tirei o anel), coloquei no centro da forma e sentei o frango nela. Nem precisou de muito esforço. Foi fácil equilibrar. Depois foi só colocar meia laranja no buraco do pescoço e levar no forno médio. Se durante o tempo que estiver assando, dourar demais, é bom encapar com papel alumínio.


Tchanam!!!

Ficou muito bom! A cerveja evapora e acaba ajudando a temperar o penoso, que também não fica com gosto forte de cerveja. A carne ficou suuuuuuuuuuuuuuper macia.

Os dois pezinhos foram assados a pedido da minha mãe, que adora roe-los. Sinceramente não vejo graça, mas gosto é gosto, neh?!