terça-feira, 4 de março de 2014

Pavlovas com lemon curd e iogurte


Ah pavlova!

Lá por 1996, quando dançava ballet clássico e estava meio longe de ter computador e internet em casa, fazíamos cópias de qualquer livro que tinha informações sobre dança. Ana Pavlova era presença constante entre as biografias. A bailarina russa acabou ganhando uma sobremesa em sua homenagem. Que chique, né!? Quem quer criar uma sobremesa pra mim?

Daí que fazia um tempão que namorava a ideia de fazer e provar a dita pavlova. Até que apareceu a oportunidade: servir de sobremesa após uma feijoada na casa da minha mãe. Ok. Não sei se o menu foi muito coerente, mas agradou! Dois dias depois, servi no jantar de aniversário da minha sogra, em uma versão menor e muito mais charmosa.

O que mais vi foi gente servindo com chantilly, mas sinceramente corto volta dele. Assim como o tamanho da base. Se fizermos um suspirão de 30cm de diâmetro vai ficar até bonito, mas não é prático para comer, convenhamos. Por isso gostei muito dessa versão mini com iogurte. Ela é inspirada na que o Jamie Oliver traz no livro das refeições em 30 minutos. Ele usa a base comprada pronta, assim como o lemon curd. Bem, aqui na roça não é muito comum encontrar isso e como o lema é homemade sempre que dá, encarei o suspiro pela primeira vez. Só não fiz o iogurte porque já estava enrolada com muita coisa, mas o caseiro fica sempre mais gostoso ;)

Cada parte da receita é de um lugar. Vamos lá:

Base – suspiro:
4 claras
250 gr açúcar granulado fino
2 colheres de chá de amido de milho
1 colher de chá de vinagre branco

Pré-aqueça o forno o 160º, forre a assadeira com papel vegetal ou tapete de silicone. Deixe as claras descansarem à temperatura ambiente por um tempo, depois bata até que fiquem bem firmes. Vá juntando o açúcar, o amido e o vinagre, bata até obter um creme brilhante. Coloque às colheradas na assadeira. O melhor formato que experimentei foi pegando o suspiro com uma colher de sobremesa rasa, dando uma leve espalhada e fazendo um buraquinho no meio dele com uma colher de chá. Não é difícil. No terceiro, você já pegou o jeito. Leve ao forno entre 100º e 150º por aproximadamente 50 minutos. O ideal é que fique bem assado sem corar muito. Caso seu forno esteja muito quente, deixe algo sustentando a porta dele entreaberta.
Inspirada aqui: http://maisumsobreculinaria.blogspot.com.br/2014/01/pavlova-com-lemon-curd.html

Cobertura 1 – lemon curd
160 gr de açúcar
2 limões
60 gr de manteiga
2 ovos

Leve o açúcar, a manteiga e as rapas e suco dos limões ao fogo até ferver. Retire e, mexendo, incorpore os ovos já batidos. Leve ao fogo baixo novamente. Quando começar a ferver, deixe mais uns cinco minutos e está pronto.
Inspirado aqui: http://maisumsobreculinaria.blogspot.com.br/2011/03/lemon-curd.html

Cobertura 2 – iogurte com morango e mel
1 bandeja de morango (framboesas e mirtilos também devem ficar ótimos)
1 pote de iogurte natural
2 colheres de mel

Esta parte é a olho, seguindo as orientações do Jamie. Separe 1/3 dos morangos para a decoração. O restante, amasse (ou passe pelo processador) com o mel. Em seguida incorpore ao iogurte. É interessante não misturar muito, para conseguir um efeito marmorizado.

Depois de preparar tudo isso separadamente, é hora de juntar. Em cada suspiro, coloque uma colher de chá do lemon curd frio e uma do iogurte. Decore com pedaços de morango e folhinhas de hortelã. Quando estiverem na bandeja de servir, despeje um fino fio de mel para terminar de deixar lindo.