sexta-feira, 12 de junho de 2009

Beringela fatiada

Gosto de beringela, mas não posso dizer que amo de paixão. Reconheço que é um alimento saudável e tal, mas ainda assim não me conquistou por inteiro.

Quando minha mãe comunicou que teria de incluir jiló e beringela no almoço de ontem, na hora lembrei da receita do Rainhas do Lar. Como era apenas uma unidade pequeneninha, dei uma leve adaptada inclusive para os ingredientes que tinha em casa.


Beringela fatiada

1 beringela pequena
1 tomate rasteiro
2 fatias de mussarela
2 azeitonas pretas picadas
meio cubo de caldo de galinha (não tinha de legumes)
meia xícara de água
orégano
azeite

Cortei a beringela ao meio sem que o corte chegasse até o final do legume. Cada parte lateral, cortei mais uma vez. Um lado ficou meio grossinho, então fatiei mais uma vez. Em cada corte, coloquei uma fatia de tomate e meia fatia de mussarela. Ajeitei num refratário, mas ficou bem desajeitada de qualquer forma. Daí dissolvi o caldo de galinha na água, misturei com o orégano e reguei a beringela. Levei ao forno pré-aquecido coberto de papel alumínio. Quando estava já estava quase pronta, tirei o alumínio e reguei com um fio de azeite. Acho que foram uns 40 minutos de forno.


Recomendável? Absolutamente. Foi a melhor receita com beringela que comi até hoje. Ela não fica tão escura, então não espanta os enjoados pela aparência. Minha mãe e a vó também aprovaram.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Bolinho de arroz assado


Bolinho de arroz é sempre uma boa pedida. Esses foram feitos com umas sobras de carreteiro, por isso tem até linguiça e carninha no meio.

A idéia de frituras nunca me empolga, por isso ADOREI quando vi a dica no
Rainhas do Lar.

Usei mais ou menos 2 xícaras de arroz que já estava devidamente temperado, por isso só coloquei uma pitadinha de cominho em pó, mas também dava para ter colocado mais sal. Acrescentei 2 ovos, cenoura ralada, 1 jiló bem picadinho e farinha de trigo até dar o ponto. Daí foi só colocar às colheradas num refratário e levar ao forno. Até cheguei a virar para dourar dos dois lados, mas nem seria necessário.

Recomendável? Certeza! Ninguém merece frituras!