sábado, 22 de agosto de 2009

Cuca de morango

Ainda tinha um tanto de geléia de morangos e estava afim de fazer um bolo no qual ela fosse na massa. Acabei optando pela cuca que encontrei no Trem Bom:


Cuca com Geléia

Farofa:
5 colheres de farinha de trigo
2 colheres de aveia em flocos
1 pitada de canela e pó
1 pitadinha de noz moscada em pó
¼ xícara de açúcar mascavo
45g de margarina (dá pra usar só metade)

Misturei todos os ingredientes. É muita margarina e acabou ficando muito pesada, por isso na próxima vez dá pra usar só metade.

Cuca:
180g margarina
1 xícara de açúcar cristal
2 ovos
1/8 xícara de leite desnatado com 1 colher de vinagre
1 ½ xícara de farinha de trigo (sendo 3 colheres de sobremesa de quinoa em flocos)
1 colher de sobremesa de fermento em pó
½ xícara de geléia de morango

Bati a margarina e o açúcar até virar um creme bem clarinho. Adicionei os ovos, o leite azedo e bati mais. Acrescentei a farinha, bati mais e o fermento em pó. Coloquei a massa numa forma retangular (20cm x 30cm), distribuí a geléia e dei uma arrumada com a potinha de uma faca. Por cima foi a farofa. Levei assar em forno médio pré-aquecido por uns 40min.

A geléia acabou descendo, porque os morangos estavam quase inteiros, mas ainda assim ficou muito bom!!


Vitamina de maçã e cereais

Ajustei o aparelho quarta-feira, ou seja, me alimentar é uma das coisas mais difíceis da face da terra. Por isso, resolvi facilitar o café da manhã:


Vitamina de maçã e cereais

1 caneca e meia de leite desnatado
1/2 maçã
2 colheres (sopa) de aveia em flocos
2 colheres (sopa) de quinoa em flocos
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 colheres (sopa) de linhaça
1 pontinha de colher de canela

Bati tudo no liquidificador e a intenção era tomar quentinha, então coloquei na caneca e levei ao microondas, mas penso que no fogão seria melhor. Pelo menos não faria a meleca que fiz, porque derramou e virou um tendéu!

Mas no fim das contas ficou uma delícia. Bem cremosinha. Ainda estou me acostumando ao sabor da quinoa quando não é em bolo ou pão. Um dia consigo =)

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Panna cotta de iogurte e morangos

Incrível a quantidade de blogs que possuem receita de panna cotta. É quase uma unanimidade! Alguns usam mais creme de leite, outros frutas frescas, outros geléia, até chocolate! Como tinha feito uma geléia de morango que ficou bem perfeita, achei que era hora de entrar para o Panna Cotta Team. A receita escolhida veio do Pitadinhas.



Panna cotta de iogurte e morangos

1½ xícaras de iogurte natural (sendo meia de iogurte de pêssego)
¼ xícara de creme de leite light
¼ xícara de leite desnatado
1¼ colheres (chá) de gelatina em pó sem sabor
2 colheres (sopa) de água
3 colheres (sopa) de açúcar
geléia de morango com laranja

Distribui aproximadamente uma colher de geléia de morangos que fiz juntando as frutas bem maduras com açúcar cristal a olho e suco de uma laranja. Ficou tudo cozinhando em fogo baixo até os morangos estarem meio desmanchados.

Coloquei a água em um recipiente potinho, polvilhei a gelatina, deixei descansar sem mexer.

Misturei o iogurte, o creme de leite e o leite. Acabei usando parte do iogurte de pêssego porque o natural não foi suficiente. Diminuíram o tamanho da embalagem do Batavo =/

Coloquei a gelatina no microondas por 20 segundos, mexi e mais 5, até dissolver. Adicione essa mistura aos leites e ao açúcar, coloque sobre a geléia e leve gelar.

Acabei colocando mais um fio de leite, de creme de leite e rendeu 5 porções. Achei a consistência super interessante, pois fica levemente firme e cremoso. Me preocupei um pouco no início por levar creme de leite, mas a quantidade é pequena e a suavidade do iogurte é ótima.