segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Um bolo grande


Destino para aquele iogurte que está quase batendo as botas na sua geladeira? Bolo! Não importa se é de frutas vermelhas. Só fica melhor ainda!


A receita original é do Culinaria Masculina. Ultra mega power aprovada e fácil.


200 ml de iogurte de frutas vermelhas
100ml de óleo;
2 copos (pode parecer estranho, mas medi 400ml) de açúcar
2 copos (mesma observação) de farinha
4 ovos
1 colher (sopa) de fermento em pó

Bata todos os ingredientes no liquidificador, coloque numa forma e asse em forno pré-aquecido.


Super difícil, não é?! O melhor é que ele cresce bastante. O pior é que a minha forma meio que não foi suficiente e ainda tentei fazer arte colocando um pouco de geléia de maracujá para assar junto... Resultado: grudou. Mas grudou bonito, por isso as fotos estão em ângulos, digamos... diferentes!

Refeição de banguela

Ficar sem poder mastigar direito é terrível. Nessas horas o jeito é recorrer a sopinhas e sorvete (para amenizar a dor da tentativa).

Procurei receita de sopa de cabotiá e encontrei várias... com gengibre, um monte de creme de leite e requeijão... Queria uma coisa um pouco mais light, então dei uma personalizada:

600g de cabotiá
250g de carne seca
1 cebola pequena ralada
1 pitadinha de alho desidratado
1 xícara de leite desnatado
2 colheres de creme de leite fresco

Ralei a abóbora para cozinhar mais rápido (coloquei água suficiente para cobrir tudo). Como também não tinha tempo de esperar a carne seca ficar de molho, acabei fervendo por 20 minutos na pressão, trocando a água uma vez só. Por preguiça, pulsei a carne no liquidificador e ela ficou perfeita: em fibrinhas. Nunca mais esquento a cabeça com isso!! Bati a abóbora já cozida com o leite e o creme de leite. Fritei a cebola e o alho num fio de óleo, coloquei a carne, a abóbora e deixei cozinhar por uns 15 minutos. Prontinho! O mais trabalhoso foi ralar o cabotiá, mas valeu a pena, porque acabou adiantando bastante. O sal só tive que dar uma acertadinha. Cozinhar com carne seca é sempre uma surpresa. O restante dos temperinhos ficou por conta de um pãozinho de ervas de ontem.

Ficou mais verde que laranja porque não tiro a casca da abóbora. Simplesmente porque acho desperdício.

De sobremesa estava bem afim de comer umas ameixas, só que sem pode mastigar fica difícil, então cortei uma em fatias, coloquei no grill um tempo e degustei com sorvete de framboesa. Criatividade é o que há!