sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Quiche de alho poró e lingüiça

Quiches ainda eram uma comida muito fresca, para mim. Sempre achei aquelas tortinhas salgadas com um tipinho de tortinha metida à besta. Ok. Puro preconceito. A paixão das Rainhas do Lar pelo dito cujo conseguiu me fazer mudar de idéia.

Para fazer essa receita, acabei juntando um pouco do conteúdo das Rainhas com outras opções que vi na net. Ficou assim:

Quiche de alho poró e lingüiça


Massa:

250g de farinha

125g de margarina amolecida

100ml de água


Coloquei tudo na cuba da MPF e deixei batendo no programa massa. É bom dar uma olhada para saber se precisa de mais farinha ou água. Depois forrei seis forminhas de empada e levei no forno médio pré aquecido até ficarem assadas mas sem corar.


Enquanto isso, o recheio:


1 alho poró picadinho (partes verde e branca)

1 colher (sopa) de margarina

1 colher (sopa) de farinha de trigo

½ xícara de leite

2 ovos batidos

1 pitada de noz moscada

3 colheres (sopa) de requeijão

25g de parmesão ralado

1 linguicinha defumada picadinha e pré desengordurada no microondas

Sal a gosto


Refoguei o alho poro na margarina, adicionei a farinha e o restante dos ingredientes. Deixei dar uma cozinhadinha de leve e coloquei sobre as massas. Levei ao forno novamente até o recheio ficar consistente.


E nada mais de preconceito, porque ficou tudo muito bom!!

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Torta de ricota & chocolate do Chucrute

O blog da Fernanda tem sempre lindíssimas fotos com lindíssimos pratos, acessórios e tudo mais. Às vezes acesso só para ver as fotos, outras só para ver as combinações e ingredientes diferentes, já que ela mora lá no hemisfério norte.

Ontem assim que apareceu a atualização aqui do lado, corri pra ver a receita, porque também gosto bastante de ricota e achei a combinação com chocolate bem interessante.

Detalhe para o meu prato novo de gatinho, parte das novas aquisições =)


Torta de ricota & chocolate

Massa:
100g de manteiga ligeiramente amolecida
85g de açucar
150g de farinha de trigo
30gr de chocolate em pó
1 ovo

Coloquei tudo na cuba da máquina de fazer pão e deixei misturar. Foi necessário adicionar mais farinha. Forrei o fundo e as laterais de uma forma e levei assar em forno médio.

Recheio:
2 ovos
100g de açúcar
1 colher de sopa de raspas de casca de laranja
400g de ricota light
1 colher de sopa de suco de limão
2 colheres de sopa de suco de laranja

Bati tudo no liquidificador. Mas penso que a batedeira seria melhor. Coloquei sobre a massa assada e levei ao forno novamente até o recheio ficar firminho.

Meu toque especial nessa torta, fora alguma mudança na quantidade dos ingredientes, foi colocar sobre o recheio de ricota, meia caixa de leite condensado misturada com suco de um limão. O sabor ficou super harmônico com a laranja e o limão do recheio. O resultado foi uma torta muito gostosa, com um toque especial do chocolate na massa e um recheio levemente cremoso.

Detalhe básico: enquanto batia o recheio no liquidificador, arrumava o conteúdo com um garfo e ele escapou e bateu na hélice. Voou ricota por toda a cozinha. Uma verdadeira meleca!

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Bolo de framboesa

Início de mês e encontro lindos potinhos de framboesas frescas no supermercado a preço de ouro. Abro excessão, porque todo mundo merece ser feliz com um ingrediente especial de vez em quando. O problema é que tive que descartar algumas que não estavam mais boas e sobrou só cerca de 50g. Tudo bem, deu bolo do mesmo jeito.

A receita veio do
Mais um pouco sobre culinária, com as devidas alterações:



Bolo de framboesas e chocolate

300gr de farinha (sendo 50g de farinha de aveia)
1 colher de sopa de fermento em pó
200gr de margarina
250gr de açúcar (sendo metade mascavo)
200ml de leite (sendo metade de soja)
4 ovos
50g de framboesas (pouco, mas só tinha isso)
pedacinhos de chocolate ao leite

Bati o açúcar com a manteiga. Juntei os ovos e o leite que havia batido no liquidificador. Acrescentei as farinhas e o fermento. Misturei as framboesas e os chocolates, coloquei numa forma e levei assar em forno médio. Depois de assado, coloquei um restinho de geléia de groselha por cima, mas foi pouco e só cobriu o meio. Não dá pra dizer que ficou muito lindo... Mas pela velocidade que está sumindo do prato, posso dizer que agradou bastante, mesmo dando para contar as framboesas.

Para acompanhar, um super suco de laranja, cenoura e maçã feito na minha super ultra nova centrífuga, que fez parte do lote de investimentos do fim de semana: forninho elétrico compacto (que assou o bolo), secador de cabelos dobrável, grill, conjunto de louças para lanche, conjunto de facas e conjunto de espremedor, cafeteira e torradeira. Liquidação faz as pessoas muito mais felizes =)

Agora preciso de mais sugestões de sucos. Um para cada dia da semana!

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Pão de batata perfeito na MFP

A Lidiane chegou com a proposta: se te der a batata e a farinha, você faz um pão de batata pra mim? Ok, mas não garanto, porque ainda não fiz pão de batata. Não tem problema. Isso é trabalho para a sua super máquina de fazer pão!

Tchanam!!!! A receita peguei do Food Talk e cada elogio é bem verdadeiro.


Pão de batata

1 copo de leite (240ml) com 2 ovos dentro

2 c de sopa de óleo

1 copo de batata cozida e espremida

2 c de chá de sal

2 c de chá de açúcar

2 c de sopa de vinagre

405g de farinha de trigo

2 1/2 c de chá de fermento granulado


Cozinhei a batata com casca, amassei e medi no copinho (ainda com casca). Coloquei no liquidificador junto com o restante dos ingredientes, menos a farinha e o fermento. Bati bastante, coloquei na cuba da MFP, juntei a farinha, o fermento e coloquei pra bater no ciclo normal, 900g. Quando apitou para adicionar ingredientes, coloquei numa forma untada e enfarinhada. Liguei o forno no máximo por 5 minutos, desliguei e deixei o pão lá dentro por uns 40 minutos. Depois foi só assar e ficou essa lindeza de pão.



A massa fica mole, mesmo adicionando umas 5 colheres (sopa) a mais de farinha. Dá um baita de um pão muito gostoso e fofinho.