terça-feira, 12 de maio de 2009

Pastel Assado recheado com folha de cenoura


Em 90% do meu tempo tento ser ambientalmente correta, sempre primando pela alimentação saudável e pelo bem do planeta. Nos outros 10% eu até tento, mas ainda não consegui me livrar dos maus hábitos...

Num desses momentos "de bem" fui até a feira livre. A hora que vi aquelas lindas ramas de cenouras novinhas e com folhas verdinhas não tive dúvida. Lembrei do curso do Sesi "Cozinha Brasil" que ensina a aproveitar ao máximo cada parte dos alimentos. Entre tantas outras aplicações, acabei adaptando essa receita:

Pastel Assado recheado com folha de cenoura

Massa
1 xícara de chá de ricota amassada
3 colheres de sopa de margarina
2 xícaras de chá de farinha de trigo
Sal a gosto

Recheio
2 ramas de folhas de cenoura picadinhas (folha e talos)
1 cenoura pequena ralada
1/2 cebola média picadinha
5 azeitonas picadinhas
Azeite, sal e outros temperinhos a gosto (usei um pacotinho de Sazon)

Coloquei todos os ingredientes da massa na Máquina de Fazer Pão, usei o programa "Massa". Tive que colocar uns 2 fiozinhos de leite, pois achei a massa meio dura. Não deixei bater o programa todo, apenas uns 20 ou 30 minutos. Abri a massa com um rolo emcima de um saco plástico aberto (para evitar a sujeira de farinha) e cortei redondos com a boca de um copo. Cada pastelzinho levou mais ou menos 1 colher chá de recheio já frio. Coloque numa forma untada com óleo ou margarina (pouca coisa, pois não gruda), pincele um ovo batido e leve assar em forno médio pré-aquecido. Demora um pouco para corar.


Adorei essa massa. Fica muitíssimo leve devido à ricota. Certamente usarei com outros recheios.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Bolo de pocã

Minha avó tem um pé de pocã no quintal. Apesar de não ser muito grande, se empolga muitíssimo na hora de dar frutos. AMO pocã e ela sabe disso, por isso a primeira colheita é sempre minha, por mais que demore a ir à casa dela.

Como fui para lá no último fim de semana, trouxe três sacoladas e vim disposta a consumir cada gominho das mais variadas formas. Já tinha achado uma torta interessante, mas acabei optando por este bolo, por hoje. É o mesmo que algumas pessoas fazem de laranja. Utiliza até parte das cascas, o que é sempre melhor. Quanto menos coisas no lixo, gostamos mais!


Bolo de pocã com casca

2 pocãs com casca
1 pocã sem casca
2 xícaras de açucar (sempre uso cristal)
2 xícaras de farinha de trigo (substitui 2 colheres por farelo de trigo)
2 colheres de chá de fermento em pó
1/2 xícara de óleo
4 ovos inteiros

Tire as sementes das pocãs (essa é a parte mais chata). Bata no liquidificador as cascas (bem lavadinhas), os gomos, o óleo, os ovos e o açúcar. Misture com a farinha e o fermento em uma tigela. Coloque numa forma untada e enfarinhada. Forno pré-aquecido por uns 50min. A massa rende bastante e fica bem líquida. Até me assutei e tirei parte que assou em forminhas de pão de queijo, mas na verdade não cresce muito e acabou não tendo maiores problemas. O resultado é que enquanto assa o aroma é delicioso devido à casca no meio da massa e depois de pronto o sabor é super especial. Bastante diferente devido, justamente, à casca que ao mesmo tempo é perceptível e suave.

(Detalhe para a bolinha de farinha. Misturar massa no braço não é o meu forte.)

Receita original daqui