terça-feira, 1 de julho de 2014

Quentinho - ou quentão sem álcool

Ok. Há quem diga que quentão é só o de pinga. Mas eu sempre conheci quentão como aquele que leva vinho, gengibre e especiarias, então vai ser difícil mudar minha memória gustativa ;)

AMO a época de festança junina e seus quitutes. Só que passar por ela grávida exigiu algumas adaptações. Felizmente na maioria das festas que fomos neste ano, estavam servindo o quentinho. Me esbaldei, a Elis também (de dentro da barriga) e até o Pedro se jogou. Daí de vez em quando rola uma versão bem gostosinha aqui em casa:

Quentinho - quentão sem álcool

300ml de suco de uva integral não adoçado
1 litro de água
150g de açúcar mascavo
1 pau de canela grande
10 cravos
60g de gengibre em pedacinhos
2 rodelas de laranja
1 aniz estrelado

Misture tudo, menos a laranja e leve ao fogo. Quando começar a ferver, deixe no fogo baixo por 20 minutos, para os sabores ficarem bem misturadinhos. Após este tempo, desligue a chama, adicione a laranja e tampe por 15 minutos.

Uma dica: no dia seguinte fica ainda mais gostoso (e picante, devido ao gengibre).

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Bolinhos de caqui

Saindo bolinhos de caqui sem gluten e sem lactose para o lanche do mocinho que vai acordar da soneca de beleza daqui a pouco.

A receita original é da Rafaela Ramallo e leva mamão papaya. Acontece que tinha um caqui fuyu mega maduro na fruteira, desses que ficam com a polpa parecendo gelatina, sabe!? Esse ponto não agrada o paladar aqui em casa, para comer puro. Mas até que parece mamão, logo... por quê não?


Bolinhos de caqui

1 caqui fuyu megamente maduro
1 banana prata bem madura
2 cs de açúcar mascavo (em caso de formiguice, use 4)
1 ovo inteiro
1 colher de sobremesa de óleo vegetal
4 cs de fécula de batata
1 cs de farinha de linhaça
2 cs de farinha de arroz integral
1 cs de chia
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 pitada de canela
3 colheres de sobremesa de uvas passas


Amasse o caqui e a banana. Junte os demais ingredientes (misturando à mão, mesmo) e leve assar em forno a 180 graus. Rendeu 8 forminhas de pão de queijo.