quinta-feira, 4 de junho de 2009

Sopa de alho poró

Uma vez experimentei um creme de alho poró num hotel.. Isso já faz 1 ano. Nesse meio tempo já ensaiei fazê-lo várias vezes, mas fiquei só no pensamento. Mesmo porque nunca havia comprado, nem chegado perto de um alho poró.



Piquei quase 1 alho inteiro (inclusive quase todas as folhas) e refoguei com 1 colher (sopa) de margarina. Depois de bem murchinho, coloquei 500ml de água que havia batido com 3 batatas médias e um tablete de caldo de legumes. Deixei apurar e coloquei um punhadinho de nada de bacon frito. Depois de bem engrossado, coloquei uns 3 fios de leite desnatado, acertei o sal e pronto!

Não é aquele mesmo creme que experimentei há 1 ano, mas estava igualmente gostoso.

terça-feira, 2 de junho de 2009

Pão de chocolate

Pensa num pão lindo! Fiquei completamente apaixonada por ele. Fiz para dar de presente para ma amiga que faz aniversário amanhã, mas juro que se tivesse tempo, ficaria com esse para mim e dava outro para ela! hehehe



Pão de chocolate

1 1/3 copo de água
1 ovo
3 colheres (sopa) de margarina
1 1/2 colher (chá) de sal
7 colheres (sopa) de açúcar
4 copos de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento biológico seco
100g de chocolate meio amargo picadinho

Coloquei todos os ingredientes na máquina de fazer pão, menos o chocolate. Ciclo normal, 900g. Quando apitou, coloquei o chocolate. A receita falava para misturar o chocolate depois de 5 minutos de apito, mas não esperei e acabou misturando tudo, o que também não foi ruim. Como está muuuuuuuito frio, tirei a massa, coloquei numa forma untada e enfarinhada e coloquei pra crescer dentro do forno que foi ligado no máximo por 5 minutos e desligado. Foi a salvação da lavoura! Cresceu lindamente. Nem esperava que seria tanto assim e até coloquei a massa meio torta na assadeira. No fim das contas virou essa lindeza aí.

A receita é do manual da máquina Britânia.

Recomendável? Certamente


segunda-feira, 1 de junho de 2009

Massa com brócolis e bacon

Tirei o último fim de semana para colocar a mão na massa. Assim a mãe descansa um pouco e consigo colocar em prática algumas das várias receitas que estão arquivadas.

Esta eu precisava ter certeza que era boa antes de fazer para algumas pessoas que virão jantar aqui em casa no sábado.



Farfalle com brócolis e bacon

4 1/2 xícaras de farfalle grano duro
1 lata de creme de leite light
2 xícaras de brócolis aferventado (dá pra colocar mais)
um punhadinho de bacon pré-frito no microondas
noz moscada
queijo para gratinar

Esse é um macarrãozinho bem do sem vergonha, porque é muito fácil fazer e fica uma delícia: cozinhe a massa com sal, misture com os demais ingredientes, cubra com o queijo e leve gratinar. Só isso!!! Para dar um toque especial, misturei noz moscada à massa. Ficou cremoso na medida certa e não ficou pesado. O ideal é colocar os ingredientes meio a olho, mesmo. Achei que poderia ter mais brócolis e um pouco mais de bacon. Coisa de gosto... A receita original é do site da Nestlé e levava peito de peru...

RECOMENDÁVEL? Certamente. Pela facilidade e pelo sabor.

domingo, 31 de maio de 2009

Pretzel

Amo pretzel. Sou cliente quase assídua do quiosque da Mr. Pretzel no shopping, mas nunca tinha tentado fazer em casa, porque essas receitas tão difundidas por uma marca, geralmente criam uma certa expectativa que acaba frustrada quando a gente tenta reproduzir... nem sempre fica igualzinho.


Pois bem, sem querer imitar nada, me lancei na receita que tirei daqui que tirou daqui.

Pretzel

1 colher (sopa) de fermento granulado para pão
1 xícara de água morna
2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
1 colher (sopa) de açúcar
1/2 colher (chá) de sal
2 e 1/3 (+ 2 colheres) xícara de farinha de trigo
manteiga para pincelar
açúcar e canela para polvilhar

Fiz na máquina de fazer pão, inclusive utilizando todas as medidas dela: coloquei todos os ingredientes e selecionei o programa Massa. Depois de uns 20 minutos, numa superfície enfarinhada, dividi em 12 e modelei os pretzels que acabaram virando 14 unidades. Como estava frio, liguei o forno alto por 5 minutos, desliguei e deixei a massa crescer lá dentro por 30 minutos. E cresceu bastante, tanto que o desenho do pretzel quase sumiu. Depois foi só assar em fogo alto pré-aquecido. A receita original falava de 25 minutos para ficar pronto, mas o meu forno deveria estar inspirado, pois em 10 minutos estava tudo ok. Tirei do forno, pincelei manteiga derretida e polvilhei com açúcar e canela.

Considerações:
* Na próxima vez vou colocar um pouco mais de açúcar e canela na própria massa, já que não tenho pretensão de fazer salgado.
* Também preciso modelar mais fininho, pois depois de prontos, pareciam pequenas roscas e não pretzels.
* No dia seguinte ainda ficam fofinhos.

Recomendável? TOTALMENTE! A massa fica com uma leve casquinha e bem fofinha por dentro.