quinta-feira, 28 de maio de 2009

Bolachas feitas com moldador

Mais um capítulo da saga Bruna X Máquina de bolachas Marcato. Comprei esse bendito moldador na net. Estava cheia de sonhos, pois finalmente havia chegado a hora de poder moldar meus biscoitos com as formas mais fofas da face da terra.


Não se assustem com a cor. Gosto de bolachas moreninhas, mesmo.

Pois bem. Na primeira receita (usei a que acompanha o aparelho) deu tudo absolutamente errado e terminei fazendo bolinhas com a mão mesmo. Fora que resolvi bater a massa na máquina de fazer pão e foi uma tragédia (depois da segunda massa estragada, cheguei à conclusão que a panificadora não foi feita para massas de bolacha).

Mandei email para o fabricante que é lá na Itália (Google translator) e depois de uma resposta muito educada num inglês dolorido, fui lá outra vez... Revirei a net e encontrei a recomendação do Clemente no Cybercook para a massa abaixo. Como fiz meia receita e sem balança (ta bom, tem horas que só um milagre, mesmo), ainda ficaram meio (bem) duros depois de assados, mas pelo menos ficaram em forma de coração e estrela.

Acho que na próxima vai ficar tudo ótimo. (espero)

Tareco (criativo, não?!)

500 g de farinha de trigo
375 g de fubá mimoso
250 g de margarina
25 g de fermento em pó químico
190 ml de leite
375 g de açúcar
4 ovos
Erva doce a gosto (usei aniz estrelado)
Coloque todos os ingredientes numa vasilha e misture bem com as mãos, até ficar uma massa bem macia. Modele os biscoitos ou use as mão fazendo bolinha e achatando um pouco. Asse em forma untada ou com papel manteiga.


Por terem ficado muito duros, tenho usado para fazer massa de tortas, daquelas que mói-se as bolachas e mistura com margarina. Fica perfeito!

terça-feira, 26 de maio de 2009

Panqueca semi-verde de strogonoff

Massa de panqueca normalzinha, só que aproveitei os talos de um maço da agrião. Cozinhei de leve no microondas (assim não precisa espremer) e bati no liquidificador com os outros ingredientes.

O recheio foi um molho de carne moída com tomates e creme de leite, além de um filetinho de mussarela em cada panqueca, o que deu o toque super especial.

Na hora do almoço nem reparei como ficaram gostosas, mas as que restaram ficaram ainda melhores no dia seguinte.



domingo, 24 de maio de 2009

Bolo de claras e passas

Andei testando umas receitas de bolachinhas que só iam gemas, então as claras ficaram a espera da vez. Viraram um delicioso bolo:



Bolo de claras e passas

1 xícara de margarina
2 xícaras de açúcar
1 xícaras de leite
1 colher de sobremesa de baunilha
3 xícaras de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
5 claras

Bata a margarina com o açúcar e um pouco de leite até clarear. Misture o fermento com a farinha de trigo e alterne na massa com a baunilha e o restante do leite. Incorpore à massa as claras em neve e leve para assar em forma untada e polvilhada.


Rendeu um bolo pequeno e mais 6 bolinhos. O leite eu bati no liquidificador com 4 colheres de sopa de uvas passas, pois não queria elas totalmente inteiras. A massa fica bastante pesada antes de misturar as claras. Quase que a batedeira não aguenta (ela já não está muito bem das pernas).

Aprovado e recomendado!