quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Colaborações da Lidi

O mais novo desafio da VIAPAR é as colaboradoras mostrarem os dotes culinários com quitutes para o lanche.

As contribuições de Lidiane foram as seguintes:

Bolo de chocolate sem farinha

6 ovos
6 colheres (sopa) de achocolatado
8 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de fermento
100g de coco ralado

Cobertura
1 lata de creme de leite sem soro
4 colheres (sopa) de achocolatado
2 colheres (sopa) de açúcar

Coloque os ingredientes da massa no liquidificador. Exceto o coco, e bata até misturar bem. Junte o coco e bata por mais 1 minuto. Despeje a massa em uma forma redonda de 22cm com cone central, untada e enfarinhada asse em temperatura média por cerca de 30 min em forno pré-aquecido, ou até que enfiando um palito saia seco (o bolo fica bem molhadinho, então talvez não saia tão limpo). Espere amornar para desenformar. Para a cobertura, coloque o creme de leite, o chocolate e o açúcar numa panela. Leve ao fogo, mexendo até ferver. Coloque a mistura às colheradas sobre o bolo frio e cubra com chocolate granulado (não cubra, não!! Granulado é ruim). Deixe na geladeira antes de servir.





Bolo de Fubá (que tiramos do Moqueca com Pimenta)

1 xícara de leite
1/2 xícara de óleo
3 ovos
1 xícara de fubá de milho
1 xícara de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
1 colher de sopa de fermento
1 colher de sopa de coco ralado

Com exceção da fermento e do coco, bata tudo no liquidificador. Por fim, misture o fermento e a erva doce com uma colher. Unte com manteiga e açúcar a fôrma, acomode a massa, leve ao forno pré aquecido por uns 30 minutos, fazendo sempre o teste do palitinho.



O bolo de chocolate apesar de ser super escurinho ficou super leve, uma delícia até mesmo para quem não é super fã de cacau e o de fubá, não tem erro! Delícia de qualquer jeito!!

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Bolo de maçã e chocolate

Lição 1: ralado não é picado
Lição 2: receita nova? Então é melhor ser fiel pelo menos na primeira tentativa. As experiências ficam para depois.

Bolos de maçã já conhecia vários, mas nenhum levava chocolate. Apesar de não gostar muito de coisas de chocolate, achei excelente, porque fica super suave. Peguei no Receita Passo a Passo e alterei (pra variar):

Bolo de maçã e chocolate

1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
2 colheres de sopa de achocolatado em pó
2 colheres de sopa de raspas de chocolate meio-amargo (aproveitei alguns tabletinhos de chocolate com erva cidreira que deixaram o bolo super cheiroso)
2 ovos
2 maçãs gala raladas
3 colheres de sopa (cheias) de margarina
1 colher de sopa de fermento em pó
canela em pó a gosto

Bata os ovos e o açúcar até formar um creme bem clarinho. Adicione a farinha, os chocolates e a margarina. Bata só para misturar bem os ingredientes. Acrescente as raspas de maçã e o fermento. Asse em forma untada e enfarinhada em forno médio. Aquele esquema de sempre... rende um bolo médio.