quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Uma dilíiiiiiiiiiiicia de pão

Minhas experiências teimando em fazer pão em casa nunca tinham sido 100% bem sucedidas. Daí hoje inventei que precisava de um pão simples, rápido (ia fazer depois de chegar do trabalho) e muito bom. Revirei a blogosfera e parei no Avental, Coisa e Tal.

Dei uma adaptadinha na receita e, perfeito! Pensa num pão bão!

Aí vai a receita:

Pão Desmoronante (original, não?!)

4 ovos (coloquei 2, porque fiz praticamente metade da receita)
45 g de fermento biológico (coloquei 20g do seco)
1 xícara (chá) de açúcar (1/2 xícara)
1 xícara (chá) de óleo (metade)
1 colher (sopa) de sal (metade, mas colocaria um tiquinho mais)
½ litro de leite, morno (metade)
1,3 kg de farinha de trigo (essa parte foi meio a olho. Como acrescentei 2 colheres de linhaça e 4 de fibra de trigo, completei com farinha de trigo branca até dar o ponto)

Bater tudo no liquidificador, exceto a farinha de trigo. Coloque parte da farinha na tigela e adicione o líquido batido anteriormente. Agregue, com as mãos, até a massa ficar bem lisinha, sem grudar nas mãos. Coloque sobre a bancada e vá polvilhando, aos poucos, a farinha restante até dar ponto. Polvilhe farinha na tigela, coloque a massa modelada, polvilhe farinha sobre a massa e cubra com um plástico (pela primeira vez, cresceu de verdade!). Deixe descansar por 40 minutos. Modele os pães e leve assar por aproximadamente 40 minutos, a 180º. Rendeu 2 pães mediozinhos e um pequetitico.

A melhor parte, além de ter dado tudo certo, é poder saborear um pãozinho delícia temperado com uma fome estonteante.

Ah! Pão fumegante com maoinese é clássico!!