sábado, 15 de janeiro de 2011

Tigelada da Beira

Sobremesa fácil é assim: 3 ingredientes batidos no liquidificador e pronto. Ou quase. Tem que levar ao forno.

Tigelada da Beira

3 ovos
375ml de leite
57g de açúcar
50g de ricota
Nozes
Uvas passas brancas

Bati tudo no liquidificador, menos as nozes e uvas passas, que aguardaram no fundo do refratário. Rendeu 3 porções que foram ao forno baixo por 30 minutos.

A receita original é da Risonha e a minha ficou dessa cor pois usei ovos caipiras e açúcar mascavo. É muito gostosa e lembra demais pudim de leite.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Parker House Rolls

Participo de um grupo de discussão sobre Máquinas de Fazer Pão. É excelente, pois além de trocar receitas, trocamos experiências. O Luiz Mendonça, colaborou com essa receita que diz ser do Hotel Parker House, em Boston. “Onde se faz pão a sério nos EUA”, afirma. Achei leve (apesar de levar um pouco mais de manteiga) e perfeito para o lanche.


A receita é a seguinte:

250ml leite
2 ovos médios
60g manteiga derretida (3 cs) + 2 cs manteiga derretida para pincelar a massa, se for fazer a moldagem manual
2 cs açúcar
2 cc sal
560g farinha branca
2 cc fermento biológico seco
Colocar na máquina de pão nessa ordem. Tira a massa da cuba para uma superfície enfarinhada, divide em dois. Estende cada uma das metades em uma placa de 20 x 40 cm, corta em 4 tiras de 5x40 cm e cada tira em 4 pedaços de 5x10cm. A idéia é: passa manteiga em um lado do retangulo de massa, dobra ao meio e põe na assadeira com anti-aderente ou normal untada e enfarinhada, vai superpondo levemente uma massa na outra pra formar uma "escadinha" de dobras.
Depois de tudo na assadeira, pincelar a superfície com manteiga, levar a forno pré-aquecido a 200C até ficar dourado.

Delícia!

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Costelinhas assadas com mandioca cozida

Parte boa do Natal [uma das]: são consumidos vários produtos específicos. Assim que passam as festas, eles entram em promoção no supermercado. Foi assim que comprei um pacote de costelinhas suínas temperadas. Na verdade não gosto muito de comprar carne que já venha temperada. Mas abri uma exceção.

O pacote vem com 1k. Fracionei em duas partes, pois metade basta para o nosso almoço. Descongelei, espremi um limão por cima, só para reforçar o tempero e levei assar até dourar (uns 30min) no forno médio. Percebe-se que gostamos de carne suína bem coradinha, heheh

Para acompanhar, mandioca cozida. Tento fazer com outra guarnição, mas o sabor da mandioca combina muito com esse tipo de carne.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Filé de panga ao molho de gabiroba e purê de mandioca

Lembra do panga? Então. Ainda sobraram dois filés e resolvi usar um numa super invenção inspirada no molho de acerola das Rainhas que ficou lindíssima.


Filé de panga ao molho de gabiroba e purê de mandioca

Temperei um filé de 170g com sal, pimenta branca e limão. Deixei tomar gosto e grelhei sem um pingo de óleo.

Bati 100g e gabiroba com 150ml de água no liquidificador. Passei por uma peneira. Coloquei meia colher de manteiga na panela e suei uma colher de cebola picada. Acrescentei uma colher de açúcar e deixei caramelizar. Juntei a polpa e um pouco de sal. Deixei reduzir pela metade. Para finalizar, uma colher de creme de leite e passei pela peneira novamente.

Para o purê, usei 210g de mandioca cozida batida no processador com 50ml de leite. Depois foi só passar pela frigideira com uma colher de manteiga. Não precisei colocar sal porque a mandioca já estava salgada. Também esqueci da noz moscada, que não deve ser esquecida em hipótese alguma.


Achei o sabor do prato sensacional. Mesmo. Não pretendia usar o creme de leite, mas a gabiroba tem um picantezinho bem característico de frutos silvestres que é suavizado pelo creme de leite. Incrível. Saboroso. Brasileiro (a não ser pelo peixe vietnamita).

*orgulhosa*

Ah! Se não conhece a gabiroba, é só clicar aqui.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Pão de leite lindo

Ok. A beleza é subjetiva.

A máquina de fazer pão é uma das melhores invenções da face da terra. Pãozinho quente logo cedo e sem aquele monte de químicos é um privilégio. Mas, em compensação, o pão tem sempre a mesma carinha, o ponto de assado parecido... o que não chega a ser um problemão. Mas dá pra mudar.

Já postei minha receita coringa. Mas atualmente estou usando outra que é ainda mais coringa:


Pão de leite

280 ml de leite
70g de margarina
1,5 cc de sal
2 cs de açúcar
495g de farinha de trigo tipo
2 cc de fermento granulado

É só colocar tudo na cuba da máquina e bater. O leite pode ser substituído pelo líquido de sua preferência: iogurte, soro, suco, água. A farinha também pode ser parte de integral, centeio ou aveia.

Para fazer este lindinho da foto, retirei a massa depois do segundo “amassar” e coloquei para crescer numa forma untada e enfarinhada. Descansou dentro do forno desligado por 40 minutos e assou mais 40.

A receita é da Patanisca e a única modificação que fiz foi aumentar um pouquinho a margarina.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Arroz com lingüiça, batata doce salteada e salada de tomate com pepino

Sabe um almoço gostoso, mas daquele que dá vontade de comer só aquilo pelo resto da semana? Foi assim quando fiz esse arroz com lingüiça, batata doce salteada e salada de tomate com pepino. Simples, mas muito bom.


Para o arroz, refoguei cebola junto com a lingüiça que liberou gordura e já “se fritou”. Adicionei o arroz e cenoura em cubinhos, sal e um tantinho de páprica picante. No final, pouco de cebolinha.

As batatas doce foram cozidas al dente em caldo de galinha. Depois de resfriadas, levemente salpicadas com sal (senão o tempero fica fraco) e douradas em pouca manteiga.

A salada foi basicona.


Só para constar que AMO batata doce.

domingo, 9 de janeiro de 2011

Pão de queijo

Redondos, saborosos, com olhinhos de queijo minas curado e parmesão.

O único problema é que peguei a receita da internet e não salvei.