Bolo de maçã com toque de pocã
1/2 xícara de açúcar cristal
1 1/8 xícara de farinha de trigo (sendo 1 colher de farinha de aveia)
1/4 xícara de óleo
1/4 xícara de buttermilk
3 ovos
1 1/2 colher chá de fermento em pó
2 maçãs
1 colher sopa de margarina
3 colheres sopa açúcar
suco de 8 pocãs
Primeiro descasquei as duas maçãs. A casca foi para o liquidificador para bater com o óleo e o leite. A polpa foi picada em cubinhos e foi para a panela a margarina. Assim que a margarina derreteu, coloquei o suco das 4 pocãs e deixei fervendo até reduzir bastante. Acrescentei as três colheres de açúcar e deixei chegar num ponto de geléia.
Bati as claras em neve e reservei. Bati as gemas com o açúcar. Quando virou um creme bem branquinho e fofo, misturei o restante dos ingredientes e envolvi as claras em neve, mas sem bater. Coloquei metade da massa na assadeira, distribuí a maçã e o restante da massa.
Enquanto assava, levei ao fogo o suco das outras 4 pocãs, duas colheres de açúcar e uma colher de farinha de trigo (acabou a maizena). Quando engrossou, reservei.
O bolo ficando pronto, foi só colocar a cobertura.
Considerações: rendeu um bolo bem pequetitinho. Minha forma tem uns 20cm x 25cm e acabei me perdendo no tempo de forno, por isso embaixo ficou bem queimadinho. Da próxima vez, coloco mais uma maçã e mais umas duas colheres de açúcar.
Recomendável? Certeza! O toque da pocã ficou muito bom. Deu um sabor super diferente. Tá bom que meu irmão estava em dúvida se era abacaxi ou pêssego, mas...
Nossa...tai, vivendo e aprendendo...eu não faço nem ideia do que seja pocã!
ResponderExcluirPelo seu post tem gosto de abacaxi ou pessego ne? vou procurar ver o que é isso.
Besos