quinta-feira, 15 de maio de 2014

Granola caseira

Combinação perfeita: com iogurte natural caseiro e um tequinho de geleia, no caso de laranja

Sempre gostei de granola, mas não comia mais por preguiça. É que é um alimento que exige mastigação prolongada (a correta, na verdade, né?!). Mas é uma ótima opção de fibras e sacia de verdade. Por isso, quando o Pedro começou a comer comida de gente grande, acabei investindo na granola caseira. Assim, descobri um ótimo companheirinho para cereal com iogurte.

As versões industrializadas tem um gosto de velhas que não me agrada. Fazer em casa é facílimo e o resultado, mil vezes melhor que o comprado fora. As quantidades são só para se ter uma base. Porque granola tem que ter a cara de quem come (e do que tem na despensa). Com o tempo, nem precisa mais de receita.

Granola caseira (inicialmente inspirada aqui)

2 xícaras de aveia em flocos grossos
1/2 xícara de amêndoas inteiras
1/4 xícara de castanhas do Pará
1/8 xícara de sementes de gergelim
1/8 xícara de gérmen de trigo
3 colheres de sopa de óleo vegetal (de sabor suave, que não seja soja)
2 colheres de sopa de melado de cana
1 colher de chá de canela em pó
1 xícara de coco fresco ralado
1 xícara de frutas desidratadas (o que tiver em casa. Na da foto usei uvas passas, pêssegos, peras e maçãs)

Lamine grosseiramente as amêndoas e castanhas do Pará e misture aos outros ingredientes, menos as frutas. Coloque numa assadeira bem grande. Leve ao forno pré aquecido a 180º mexendo de vez em quando para ficar corada por igual. Leva uns 20 minutos. Depois de frio, junte as frutas que não precisam ir ao forno por já estarem desidratadas (por experiência própria – ficam esturricadas). Guarde num pote tampado na geladeira. Não sei quanto tempo dura, ao certo, mas é bastante.

Esta quantidade fica bem pouco doce. Para mim é ideal, porque sempre gosto de adoçar o iogurte na hora de tomar com um pouco de geleia ou mel (que não é legal levar ao forno, pois perde boa parte das características funcionais).

Viu que fácil? Experimente fazer a sua combinação e nunca mais vai querer saber daquela granola com gosto de areia de parquinho que vendem no mercado. Fora que fica suuuuuper em conta!


O ponto: dourada por igual. Essa corzinha faz toda a diferença no sabor

Nenhum comentário:

Postar um comentário