domingo, 11 de maio de 2014

Almoço do Dia das Mães - árabe

Como homenagear as mulheres mais importantes da minha vida? Cozinhando para elas, claro! E assim surgiu a ideia de fazer o almoço de Dia das Mães deste ano aqui em casa. Geralmente no domingo vamos almoçar na casa da minha mãe. O Pedro já aproveita para fazer uma baguncinha boa na casa dos avós, a gente come comidinha caprichada... Mas desta vez foi diferente.

Ok. Teremos um almoço. Mas o que cozinhar? Sabe quando não há inspiração? Nenhuma! Fiquei a semana toda olhando receitas, peguei a caixa de livros, folheei, separei as interessantes e... todas doces. Não ajudou!

Então decidimos que seria panqueca. Mas, no mesmo dia, passou o primeiro programa da nova temporada do Tempero de Família, em que o Rodrigo Hilbert vai à casa das pessoas mostrar as receitas deles. Almoço árabe. Tá aí! Esse foi o cardápio escolhido para a nossa refeição. Um tradicional almoço árabe. Tradicional para alguém,  não para a gente que é tão árabe quanto chinês.



MUJADARA

2 cebolas grandes, em fatias (não muito finas)
3 dentes de alho picados
1x de arroz cru
2x de lentilhas cozidas mas firmes
1 ½ cc de cominho
½ cc de canela
2 cs de azeite
sal, pimenta do reino a gosto

Em uma panela média, frite uma cebola em 1 cs de azeite até ficar transparente. Junte o alho e o arroz e refogue durante alguns minutos, até o alho ficar dourado. Acrescente o cominho e a canela e mexa bem. Junte a lentilha cozida, 3 xícaras de água, sal a gosto, tampe e deixe cozinhar até o arroz ficar macio. Enquanto isso, em uma frigideira pequena, aqueça o resto do azeite e cozinhe a outra cebola em fogo baixo até começar a caramelizar. Cebola, por mais estranho que pareça, tem açúcar e se cozinharmos ela em fogo baixo durante 15, 20 minutos esse açúcar é liberado e ela fica ligeiramente caramelizada. Mexa de vez em quando e mantenha o fogo baixíssimo pra cebola não queimar. Quando o arroz e a lentilha estiverem cozidos prove o sal e acrescente mais um pouco, se necessário. Tempere com pimenta do reino, despeje as cebolas caramelizadas por cima e sirva acompanhado da salada.
TABULE

80g de trigo para quibe
1 tomate
1/2 cebola
1 pimentão amarelo
1 pepino japonês
1 limão
1 ramo de hortelã
1 ramo de salsinha
3 folhas de alface (acabei esquecendo)
Azeite
Sal

O trigo ficou de molho desde a noite anterior. O restante dos ingredientes foram picados em quadradinhos e temperados com o suco de limão, sal, hortelã, salsinha e azeite.

CHARUTO RECHEADO

Para fazer o arroz
1 dentes de alho
1/2 cebola
1 xícaras de arroz
1 xícaras de água
Sal a gosto

Refogue o alho e a cebola. Acrescente o arroz, misture e junte a água. Deixe cozinhar por 10 minutos. Ele deve ficar pré-cozido.

Para fazer a carne moída
400g de patinho moído
1/2 cebola media
1 dente de alho
1/2 ramo de hortelã
1/2 ramo de salsinha
1 colher de tempero árabe pronto
1 limão
Sal a gosto

Tempere a carne moída com a cebola picada, o alho, o hortelã, a salsinha, o tempero árabe, o limão e o sal. Misture bem. Deixe descansar por 15 minutos.

Molho de tomate
2 latas de tomate pelado
2 tomates in natura
1 cebola
1 dente de alho
Sal
1 colher de chá de tempero árabe
Salsinha

Refogue o alho e a cebola. Bata os tomates no liquidificador junto com os temperos refogados. Junte uns 400ml de água e deixe apurando em fogo baixo. Tempere e pronto.

Para fazer o charuto
Ingredientes:
10 folhas grandes de repolho verde
Mistura do arroz pré cozido com a carne
Molho de tomate

Separe as folhas do repolho e coloque na água fervente. Leve ao fogo por uns 5 minutos para amolecer. Coloque umas duas colheres do recheio dentro das folhas e enrole fechando as laterais como um envelope. Em uma panela, acomode os charutos e jogue o molho por cima. Deixe cozinhar por cerca de 20 minutos.

QUIBE ASSADO

1 kg de patinho moído
250g de trigo para quiibe
1 cebola média
1 dente de alho
1 ramo de hortelã
2 ramos de salsinha
1 colher de pimenta síria
1 limão
Sal
Azeite

Deixe o trigo de molho desde a noite anterior. Escorra e misture ao restante dos ingredientes. Acomode num refratário e regue com azeite. Leve ao forno a 230º por uns 40 minutos.

HUMMUS

1 xícara de grão de bico seco
2 dentes de alho pequenos descascados
1 colher de sopa de salsinha picada (pode ser desidratada, mas a fresca fica melhor)
4 colheres de sopa de azeite de oliva
4 ou 5 colheres de tahine
Suco de meio limão
Sal a gosto

Deixe o grão de bico de molho em água com um pouco de vinagre por pelo menos 8 horas. Escorra e bata com os demais ingredientes no liquidificador. Pode ser necessário colocar mais um pouco de água e ajudar com uma colher (muito cuidado!), para conseguir bater. Tem que ficar bem homogêneo.
TAHINE

quanto baste de sal
1/2 xícara (chá) de gergelim branco
quanto baste de água morna
1 colher (chá) de óleo de gergelim

Moa as sementes de gergelim com o óleo em um liquidificador e vá adicionando a água e o sal até que fique macio.
Esta quantidade já é a suficiente para fazer o hummus. Bato primeiro o tahine e já adiciono os ingredientes da próxima receita no copo do liquidificador. Dá para comprar pronto, mas modéstia à parte, essa foi a melhor receita de hummus que comi ;)

2 comentários:

  1. IELTS, OET, English Speaking, Study Abroad Consultant etc. The best ELTS coaching service in Noida is offered by Cambridge English Academy in Noida. In which you are provided with many offers and courses with an affordable price, in which you are taught by highly qualified teachers and very professional teachers, in which you will get the syllabus as well as study material, notes and extras to clear your doubts. Classes are given. So that you can fulfill your dream and pass the exam, contact us to take a demo or for more information.
    To take a demo
    visit the website = https://www.cambridgeenglish.org.in/ielts-noida.php
    Call for enquiry = +91 9667728146

    ResponderExcluir
  2. nossa eu amei vou tentar fazer, você tem alguma receita de comida mexicana?

    ResponderExcluir