quarta-feira, 8 de julho de 2009

Pão de cerveja no Dia do Padeiro

Acabei de descobrir no No calor do fogão que hoje é o dia do padeiro. Acho que nessa comemoração entram as pesoas munidas de Máquina de Fazer Pão, não é?! Porque depois dessa invenção, os meus pães ficaram muito melhores.

Bem, como tinha um restinho de cerveja que comprei para fazer hambúrgueres, aproveitei a receita que veio no manual da MFP:


Pão de Cerveja
1 copo de cerveja preta ou amarela
1 1/2 colher (sopa) de margarina
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
2 1/2 copos de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de linhaça
1 colher (chá) de fermento granulado
A receita original era para pães de 1200g, por isso fiz apenas metade. A cerveja não completou o copo, então ajudei com meio limão e um pouco de leite. Bati tudo no liquidificador menos a farinha e o fermento, coloquei na cuba junto com o restante dos ingredientes. Ciclo normal. Tive que acertar a farinha com umas 2 colheres a mais. Quando bipar para acrescentar igredientes, deixei terminar de bater, coloquei numa forma untada, deixei crescer no forno pré-aquecido e depois assei por 40 minutos.
Depois que descobri essa de pré-aquecer o forno e deixar o pão crescer, parei de assar na MFP, pq está frio e assim o pão não fica bom de jeito nenhum. Se bem que penso em não mudar de método no verão...
E vivam os padeiros e as padeiras!!!

Um comentário:

  1. oi bruna! brigada pela visita!!
    essa torta é muuuito boa mesmo!! as receitas q eu tenho substituído o creme de leite pelo de soja não têm comprometido o gosto, nem nos pratos salgados como estrogonofe.
    tento substituir sempre q posso!
    gde bjo e sucesso no seu blog! :)

    ResponderExcluir