segunda-feira, 7 de julho de 2014

Cinamonn rolls integrais com maçã e amêndoas


Com a chegada do fim da gestação, todo o cuidado de não exagerar na canela que existiu nos outros meses vai embora. Lógico que deu vontade de comer esse pãozinho delícia! Como a receita é originalmente norte americana, fui lá na Cinara’s Place, que é sempre referência, mas fiz algumas modificações. Primeiro porque acabou a farinha de trigo branca em casa (usei fécula de batata pra abrir a massa). A versão integral cresceu menos, mas ainda assim ficou muito fofinha, surpreendendo. Segundo, diminuí a quantidade de manteiga do recheio e acrescentei uma maçã, para ficar um pouco mais light. Delicinhas!!

Cinnamon Rolls

1 xícara de leite morno (235ml)
1 ovo grande
4 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
3 1/2 xícaras de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de açúcar
1/2 colher (chá) de sal
2 colheres (chá) de fermento biológico seco
Se usar farinha integral, é bom colocar 1 colher de vinagre, para dar uma ajudinha pro fermento

Recheio:

3 colheres de chá de manteiga ou margarina derretida
3 colheres de açúcar mascavo
3 colheres (chá) de canela em pó
1 pitada de noz moscada
Amêndoas picadas a gosto
2 maçãs gala raladas

Coloque os ingredientes na cuba da máquina de fazer  pão e selecione o ciclo “massa” (ou sove manualmente). Deixe descansar por 45 minutos. Sove novamente. Abra a massa com um rolo, distribua o recheio, enrole como rocambole e corte em 16 partes. Deixe crescer por cerca de 45 minutos e asse a 200º por uns 30 minutos.

Originalmente daqui.

Biscoito de polvilho com chia


Sabe quando você abre o site para ver uma receita e acaba interessada por outra? Foi assim que conheci esse biscoitinho. Estava atrás das quantidades para fazer crepioca quando me deparei com ele. Já fiz duas vezes. O detalhe é que nenhuma delas foi com polvilho azedo, como deveria. Simplesmente porque não tinha em casa. Na primeira usei fécula de mandioca e na segunda, fécula + farinha de tapioca. Deu certo também. Só foi necessário colocar um pouco mais de água no caso da tapioca e esperar a massa hidratar uns 30 minutos. Eles também não ficaram redondinhos como os originais, mas achatados na primeira vez e um pouco mais redondos na segunda. Não achei isso um problema. São excelentes para aquelas fominhas de coisa salgada (e nunca tem nada na reta aqui em casa nessas horas).

250 g de polvilho azedo
1/2 xíc. (chá) de qualquer leite ou água
1/2 xíc. (chá) de azeite extravirgem
3 ovos
1/2 col. (chá) de sal marinho
1 pitada de pimenta calabresa moída
2 col. (sopa) de semente de chia
Orégano, curry, açafrão (opcional)

Bata os ingredientes na batedeira até formar uma massa homogênea, ou misture com um fouet. Coloque em um saco de confeitar e molde os biscoitos em uma assadeira forrada com papel manteiga. Asse a 230º por cerca de 20 minutos ou até fiquem sequinhos. Espere esfriar e armazene em um vidro bem fechado.


Receita original da Lidiane Barbosa.