
Bolo de banana e caramelo
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (chá) de canela
3 sementes de aniz estrelado amassadas
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó
3 ovos
1 xícara de óleo
¾ xícara de açúcar
3 bananas nanicas maduras em cubinhos
um punhado minúsculo de uvas passas
outro punhado menor ainda de chocolate ao leite quebradinho
Caramelo:
½ xícara de açúcar mascavo
2 colheres (sopa) de leite desnatado
4 colheres (sopa) de margarina (é importante ser sem sal)
Bati os ovos, com o açúcar e o óleo até ficar uma nuvem fofa. Adicionei os ingredientes em pó, bati novamente e coloquei a banana, passas, chocolate e fermento. Levei assar numa forma com mais ou menos 20cm x 30cm, mas como ficou perto da borda, acabei tirando massa para fazer 6 bolinhos. No final das contas, se tivesse deixado, não ia derramar, porque ele cresce, mas não é aquele escândalo.
Assim que tirei do forno, levei os ingredientes do caramelo ao fogo médio e deixei dar uma pequena reduzida (não muito, porque senão fica duro). Furei o bolo com um garfo e espalhei a cobertura.
Mudei um pouco os ingredientes de acordo com o que tinha em casa, mas nada muito drástico. O importante é que resultou num bolo super fofinho, com sabores especiais (canela é tudo!) e o caramelo dá um toque muito bom. Realmente é importante a margarina ser sem sal, porque senão a cobertura fica bem salgada, o que foi o meu caso, mas como deixei reduzir e ficou finíssima emcima do bolo, nem deu tanta diferença. Para ser bem verdadeira, não gosto muito de cobertura e dificilmente faço. Só investi nessa porque era diferente =)