segunda-feira, 6 de julho de 2009

Risoto de alho poró e purê de mandioca salsa

As postagens estão seguidas, mas os pratos foram feitos com 1 semana de intervalo, pois não como risoto todos os dias, ok?! Na casa dos meus pais, o alho poró ainda não tinha entrado, então todo mundo experimentou num super risoto de domingo. Fiz assim:

Risoto de alho poró

Dourei meia cebola ralada em uma colher de margarina, acrescentei o alho poró cortado miudinho (partes branca e verde). Juntei 1 e 3/4 xícara de arroz comum e meia xícara de vinho branco seco. Reduziu, coloquei 100g de champignon em conserva picadinhos, um caldo de galinha, acertei o sal e água até cozinhar. Quando estava quase pronto, misturei 2 colheres de queijo parmesão ralado e uma colher de margarina.

Para acompanhar, o melhor purê da minha vida:

Purê de mandioca salsa

Cozinhei aproximadamente meio quilo de mandioquinha salsa com água e louro e passei pelo espremedor. Coloquei uma colher generosa de margarina para dourar (o negócio é dourar mesmo, mas não queimar) e dourei meia cebola ralada. Acrescentei a mandioquinha, sal e leite até dar o ponto não muito molengo, porque não gosto de purê que vira mingau.


Considerações: foi a primeira vez que fiz risoto como manda o figurino: vinho, parmesão... só não usei arroz arbóreo, porque na verdade gosto mesmo de arroz integral e o agulhinha já estava em casa. Ainda tem receitas que levam creme de leite, mais queijo, mas acho que essa ficou no ponto. O purê ficou simples mas com um tchan especial. Fora que é fácil de fazer que é uma coisa.

Recomendáveis? Ô! Esse purê mudou minha vida. Essa dica da margarina (que era manteiga) dourada, peguei de um blog, mas não estou conseguindo encontrar agora. Vou continuar a busca e atualizo o crédito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário