quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Galette de maçãs

Fiquei animada quando vi no blog da Lud a Galette de maçãs. A possibilidade de fazer uma torta vapt vupt de maçãs é ótima, já que é praticamente impossível não ficar boa.




Para a massa:

2 xícaras de farinha de trigo (misturei 1/3 de integral)
1 colher de chá de açúcar
1 pitada de sal
12 colheres de sopa de manteiga sem sal, gelada e cortada em pedacinhos (usei um pouco menos)
7 colheres de sopa de água gelada (precisei de menos que isso)


Misture a farinha, o açúcar e o sal numa vasilha, e com as mãos vá misturando os pedacinhos de manteiga . Vá juntando a água aos poucos até dar o ponto da massa (se colocar água demais coloque mais farinha), faça uma bola grande e corte ao meio, enrole cada metade em papel plástico e deixe na geladeira por no mínimo meia hora.

Para o recheio, utilizei duas maçãs médias picadas em cubinhos com casca e tudo e misturadas com suco de meio limão pequeno, quatro colheres de sopa de açúcar, uma colher de sopa de canela em pó e duas colheres de sopa de farinha. A farinha é importante porque é ela quem vai engrossar o líquido que sai das maçãs durante o cozimento.

Na hora de assar, pré-aqueça o forno em temperatura média. Retire a massa da geladeira e abra com um rolo sobre uma superfície bem enfarinhada. Abra em círculo mas não se preocupe em fazer perfeito, lembre-se que essa é uma torta mais rústica. Tente trabalhar rápido porque essa massa leva bastante manteiga e pode derreter e grudar tudo.

3 comentários:

  1. Oi Bruna!
    muito apetitosas e criativas suas receitas e as variações!
    e a tortinha de chocolate foi de encher os olhos...
    bju!

    ResponderExcluir
  2. Nossa... isso deve ficar ótimo... ainda mais se ficar próximo ao sabor de um estrudel de maçã ou da tortinha de maçã do Mac... ehehehe

    ResponderExcluir
  3. Gostei....parece fácil.... vou tentar me aventurar na cozinha..

    ResponderExcluir