terça-feira, 4 de novembro de 2008

Amigo shitake

Quando vi aquela coisa toda engrunjida (??!!) dentro de um pacotinho no mercado e com aquele preço nada amigável, respirei fundo e decidi que deveria experimentar. Ainda bem que foi uma decisão acertada. A compra do meu primeiro shitake foi excelente! A minha primeira receita, então, foi uma delíiiiiiiiiicia. Fazia muitíssimo tempo que não fazia uma massa tão gostosa.

Para o molho, me inspirei
aqui, pois queria dar uma mudada na receita de sempre. No lugar do brodo, usei um pouco de caldo de galinha. Gambiarra total, mas acho que isso foi o de menos. O cogumelo que deu todo o sabor. Para finalizar, um espaguete integral delicioso.


Para saber mais sobre o nosso amigo shitake:

O Shitake possui efeitos muito importantes no combate ao colesterol e no controle do sistema imunológico, comprovados por estudos realizados principalmente no Japão e Alemanha.Na natureza, cresce sobre a madeira em decomposição. São muito saborosos e perfumados. Quando for adquirir o seu shitake, atente para os que possuem cor homogênea, sem sinais de umidade nem mofo, e prefira os que possuam a cor clara em suas lamelas (parte de baixo do chapéu do cogumelo). É aconselhável o seu consumo em no máximo uma semana (se for adquirido fresco) e conservado em geladeira. No cozimento, é preciso tomar cuidado para que ele não cozinhe muito, pois se corre o risco de se tornar rijo, além do shitake cozinhar muito rápido.

Originário do nordeste asiático, onde ocorre naturalmente em troncos de madeira de árvores em decomposição, o Lentinus edodes, ou Shitake, foi o primeiro cogumelo comestível a ser cultivado no mundo. Seu cultivo racional se iniciou há mais de 1.500 anos na China, quando Wu San Kwung, um catador de fungos silvestres, encontrou o que ele chamou de "cogumelos perfumados". Ele observou que eles cresciam em troncos caídos e notou que o micélio passava de uma árvore para outra quando elas estavam encostadas, fazendo nascerem novos cogumelos. Assim, levou diversas toras para sua casa e, juntando-as às que abateu, começou a cultivá-lo. Com o tempo, as técnicas foram sendo aperfeiçoadas e o cultivo se expandiu. Atualmente, na Ásia, principalmente na China e no Japão, o Shitake faz parte da alimentação do dia-a-dia.

Já no Brasil, o Shitake ocupa o 2º lugar no ranking dos cogumelos mais consumidos, atrás apenas do Champignon. Altamente protéico, o Shitake pode ser considerado a "carne vegetal". Com sabor exótico e refinado o Shitake vem, aos poucos, firmando-se no mercado brasileiro.

No Brasil, é muito utilizado na culinária asiática e seu consumo entre os brasileiros está crescendo. Além de saboroso, é um alimento nutritivo e saudável por se tratar de uma agricultura natural.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi Bruna!
    Super bacana seu Blogger!
    Super curioso mesmo esse shitake...não sabia dessas informações!
    beijos!
    ;)

    ResponderExcluir
  3. Nossa... mesmo não sendo muito fã de shitake... não sabia dessas informações sobre seu consumo... interessante mesmo!
    :)

    ResponderExcluir
  4. Hummmmm... adoro shitake!!!

    Seu blog está ótimo!! Adoro Rúcula também... acertou nas receitas...

    Vai ter que levar lanchinhos no sábado hein!!

    ResponderExcluir