quinta-feira, 4 de abril de 2013

Naked cake de creme com frutas vermelhas



Gostei muito dessa opção de bolo sem cobertura. Simplesmente porque nunca como a cobertura. Ou é muita gordura ou é muito açúcar ou os dois. Não importa que o bolo fique meio tortinho. Pra mim sempre vai ser melhor que um melecado.

Para esta receita acabei juntando uma massa coringa com um creme de sobremesa e frutas vermelhas que sempre rendem um visual e sabor excelentes.

A massa você faz a que quiser. Pode ser pão de ló, laranja, ou iogurte, que foi a que usei.

Para o recheio, leve ao fogo duas latas de leite condensado, duas de creme de leite, duas medidas de leite e seis gemas. Mexa sempre até engrossar. Deixe esfriar para rechear o bolo.

Para as frutas, misture (não tenho medida, foi a olho) uma bandeja de morangos, meia xícara de mirtilos, uma xícara e meia de amoras e uma xícara framboesas. Junte três colheres de açúcar e deixe pernoitar na geladeira, para juntar calda.

Para montar, corte o bolo duas vezes. Molhe com leite adocicado e a calda das frutas (não rende muito, por isso é bom usar o leite também). Espalhe uma camada de creme e as frutas. Cubra com o outro disco de massa e repita a operação. Lembre de espalhar bem o creme até as laterais. Por fim, feche o aro (caso tenha usado uma forma de aro removível para assar o bolo) só para firmar o bolo até servir. Espalhe um pouquinho de creme bem no topo do bolo e “cole” algumas frutas decorativamente. Na hora de servir, polvilhe açúcar de confeiteiro com uma peneira.

Esta receita fez parte do cardápio de aniversário do nosso Pedro.

2 comentários:

  1. Abusando da boa-vontade: tem em algum lugar esta receita da massa com iogurte? Ps: onde será que eu encontraria os mirtilos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posto a receita assim que der.
      Olha, estou por fora do mercado guarapuavano, mas talvez numa frutaria com produtos mais selecionados ou algum supermercado com produtos diferenciados. Tinha um lá no alto da XV, mas nao lembro o nome agora... Mas não é sempre que tem, também. O que faz mais diferença na cor e sabor sao as amoras, morangos. As framboesas são ótimas, mas são bem azedinhas e essas sim, bem difíceis de encontrar...

      Excluir