terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Erva doce (ou funcho) assada


Para começar, preciso contar que abriu uma loja do BIG na minha cidade. Ok, você que mora numa cidade maior, com muitas redes de supermercado nem deve dar muita importância a isso, mas acredite: faz toda a diferença! Campo Mourão é uma cidade boa, mas às vezes tenho alguma dificuldade em encontrar alguns produtos diferentes, como cogumelos frescos ou hortaliças diferentes.

Daí que encontrei uma bandeja com um lindo bulbo de erva doce pequeneninho, novinho e com preço camarada. É esse mesmo! Detalhe é que não sabia direito o que fazer, mas o colega Jamie Oliver deu uma ajuda e foi assim:

Cortei um pouco da base do bulbo e as folhas, também. Não pretendia, mas precisei soltar as camadas brancas, porque tinha bastante terra entre elas. Cortei em tiras de uns dois centímetros. Foi para a assadeira com um dente de alho e uma pimenta de cheiro bem picadinho, sal, um fio generoso de azeite e outro de água. Cobri com papel manteiga fazendo a “caminha” que o Jamie cita. Forno a 200 graus por uns 35 minutos e pronto! Não foi necessário tirar o papel e voltar. Ela assou e ainda ficou suculenta o suficiente dessa forma.

Ia fazer de acompanhamento para bifes, mas resolvi ouvir o Jamie mais uma vez e acompanhou filés de tilápia grelhados. Gente, que coisa mais perfeita! Um sabor complementa o outro muito bem.

Detalhe básico é que o marido não curte sementinhas de erva doce em bolos, biscoitos e afins. Então nem esperava que fosse comer. Mas até que comeu. O sabor lembra de leve a sementinha. Bem de levinho ;)

Obs.: não estou conseguindo colocar foto. Assim que der, posto junto com a receita, tá?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário