sábado, 8 de janeiro de 2011

Arroz integral

Segundo a prof de Técnica e Dietética, o arroz integral tem até mais calorias que o branco. Mas justamente por ser integral e ter muitas fibras, quando é metabolizado (essa palavra ficou feia), absorvemos 25% menos calorias.

Ok. Minha explicação nutricional não ficou aquelas coisas, mas deu pra entender, neh?!

O problema do arroz integral é o tempo de cozimento. Se for simplesmente fazer como o branco, leva uns 40 minutos e até mais. Tem gente que faz na pressão. Mas tenho um certo receio de perder o ponto e fazer purê de arroz. Então desenvolvi um método próprio e super complicado: colocar o arroz de molho. Aí você me pergunta como fazer algo tão difícil e eu explico: enquanto prepara o café da manhã, coloque o arroz numa travessa, cubra com o dobro ou até o triplo de água e deixe na geladeira. Na hora de preparar, escorra e faça normalmente. Eu gosto de refogar a cebola ou alho poro, adicionar os grãos com o sal, mexer de leve e aí colocar a água que é a mesma do molho. Pronto. O cozimento será muito próximo do outro arroz. Acho que levou só uns 5 minutos a mais.

Já cheguei a deixar de molho de um dia para o outro. Também dá certo. Neste caso a casquinha dele chega a abrir bem e o cozimento é ainda mais rápido, mas não me lembro direito o motivo de não gostar muito. Vou fazer assim novamente e digo o que aconteceu.

2 comentários:

  1. Eu estou tentando comer mais arroz integral, mas confesso, eu odeio...risos...
    Fiz uma versão com funghi e alho poró que foi a que mais me agradou até agora, mas ainda sim pra mim é difícil.
    Vou testar sua dica.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Adoro arroz integral,como toda a semana.
    Bjim
    Léia

    ResponderExcluir