quarta-feira, 10 de março de 2010

Bacalhau tradicional

Apesar de gostarmos muito, nunca havíamos comprado bacalhau "de verdade" (entenda: Do Porto) na casa dos meus pais. Geralmente consumo esse peixe na casa da minha sogra, que faz preparações muito boas.

Durante minhas férias, num passeio pelo supermercado [porque aproveitei o tempo um pouco maior para tentar convencer minha mãe a explorar marcas e produtos diferentes] acabamos encontrando uma posta linda. Foi um verdadeiro investimento ($), mas valeu a pena.

Próximo passo: o que fazer? Já que o bacalhau é do bom, decidimos fazer de uma forma mais tradicional, para sentirmos bem o sabor de todos os ingredientes e, principalmente o peixe.


Não tem medidas: dois dias antes, deixamos as postas de molho em água na geladeira. A cada 4 horas, mais ou menos, trocávamos a água. Depois foram aferventadas e separamos as lascas (nessa hora parece que junta uma cola na mão). À parte, cozinhamos algumas batatas. Descascamos e cortamos em fatias de 0,5 a 1cm. Com antecedência, já havia cortado pimentões e tomates em rodelas e deixado numa assadeira com um fio de azeite e em forno baixo para dar uma secada, pois queria um sabor mais concentrado e menos água na preparação final.

Com todos os ingredientes meio prontos, foi só montar: fio de azeite no refratário, camada de batatas, camada de bacalhau, camada de tomates, pimentões e azeitonas pretas, batatas, bacalhau... e assim por diante. Por fim, mais um fio de azeite e forno mais para aquecer do que para cozinhar alguma coisa.

Foi servido num almoço de família de domingo. Apesar de tantas outras opções, acabei comendo só bacalhau, porque ele ficou perfeito. Com uma boa salada de folhas não precisa de mais nada!!



2 comentários:

  1. Realmente otimo investimento o bacalhau do porto, eolha que agora ele esta mais barato, espere para ver pertinho da Pascoa, quase que dobra de preço, bem lembrado vou até marcar na minha lista, o eu prato ficou divino com batatas e azeite, bem caseiro,
    bjs
    Paula

    ResponderExcluir
  2. É super caro mesmo bacalhau né? Esse gasto não dou em casa porque não como...hehe, mas acho que todos os pratos com bacalhau ficam lindos.
    =)
    Beijos

    ResponderExcluir