domingo, 25 de outubro de 2009

Pernil assado

Estamos aumentando a variedade dos pratos aqui em casa. Me animei quando vi o pernil que a Tatiana fez no Panelaterapia. Gosto dessa carne, porque não tem tanta gordura (tirando aquela tirinha básica) e fica bem fibrosa. Fiz assim:

Peguei uma peça de uns 600g que foi a mais magra (por incrível que pareça) que consegui encontrar no mercado. Bati com dois copos de água no liquidificador: 2 dentes de alho pequenos, meia cebola, 1 colher (chá) de alecrim e outra de sálvia, três colheres (chá) de sal e algumas bolinhas de pimenta rosa. Deixei o pernil de molho nesse tempero durante toda a noite.


No dia seguinte, um pouco antes de assar, escorri o tempero e espremi 1 limão sobre a carne. Forno médio por aproximadamente 50 minutos com papel alumínio, escorri o caldo e mais um tanto em fogo alto sem o papel, para dourar (virando para ficar igual moreninho dos dois lados). Detalhe que antes de dourar, cortei a parte maior parte da gordura lateral, porque não tinha mais problema da carne ficar dura. Além do que, se deixo o courinho que ficou meio pururuca, o querido namo come tudinho e já estamos os dois com bastante reserva, se é que me entendem...

A parte que consegui estragar foi essa: ralei meia cebola e dourei em uma colher de margarina. Adicionei um pouco do caldo escorrido, uma colher (chá) de sal, mais uma de açúcar mascavo e duas colheres (chá) de farinha. Mexi e coloquei por cima do pernil depois de pronto.

Pequeno detalhe 1: a cebola ralada não fica bonita.
Pequeno detalhe 2: foi muita farinha e ficou parecendo uma papa muito, mas muito estranha.
Pequeno detalhe 3: por incrível que pareça, ainda assim ficou bom.


Servi com purê de batatas com mandioquinha (2 batatas e 2 mandioquinhas, porque acho que só de batata fica meio sonso) e salada de couve.

Recomendadíssimo!!

4 comentários:

  1. Bruna, ficou lindo!!! Parece bem úmido! Com as sobras (se sobrar, aqui sobre porque somos eu e o marido) dá p/ fazer tortas, arroz de forno ou colocar no pão francês com queijo...delícia!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Bruna, meu pai ama pernil assado e qq dia vou tentar fazer p ele essa receita. Bjinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. eu adoro carne de porco...mas nunca consigo assar e fazer com que ela fique suculenta e a sua parece estar assim...beijinhus!!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei seu blog
    Me faz uma visitinha tb.
    Beijos
    Patty

    ResponderExcluir