domingo, 11 de outubro de 2009

Almoço de domingo = lasanha

Em casa, domingo sempre foi sinônimo de lasanha. Um porque é um prato relativamente fácil de ser preparado, outro porque meu irmão é louco por lasanha, tipo Garfield.

Mesmo com toda essa preferência, esta foi a primeira lasanha que fiz sozinha.

Lasanha bolonhesa

1 pacote de massa para lasanha
500g de carne moída de primeira
2 dentes de alho amassados
3/4 de uma cebola média ralada
2 tomates (eram longa vida e não ajudaram a dar cor)
1/2 xícara de proteína de soja texturizada ralada e escura
3 colheres de pimentão amarelo picadinho
2 colheres de salsinha picada
sal a gosto
1 colher (chá) de páprica
500g de mussarela ralada

Primeiro o molho: dourei o alho, a cebola e fritei a carne mexendo sempre para não empelotar. Quando estava quase sequinha, juntei a proteína de soja hidratada. Adicionei os tomates bem picadinhos, o sal, a páprica e o pimentão. Deixei apurar para o tomate desmanchar um pouquinho e, quando desliguei o fogo, coloquei a salsinha.

Para a montagem contei com a incrível participação do namorado que falou que queria créditos [ok, você foi fundamental!!!! =*].

Em uma panela com água fervente, um tantinho de sal e um fio de óleo, cozinhei as massas por 9 minutos. Daí foi só intercalar: molho, massa, molho, queijo, massa, molho, queijo, massa... até a capacidade do refratário que era pequeneninho. Como o molho ficou meio sequinho, entre uma camada e outra, demos uma regadinha (pequena) com água filtrada, porque a massa sempre seca um pouco mais no forno. Bem, tudo montado, foi hora de colocar no forno bem quente para o gratinar.

Nossa primeira lasanha ficou uma delícia! E ainda rendeu uma 20cm x 20cm, mais uma com 15cm de diâmetro e dois potes pequenos que congelei. Como é um prato prático e ia sobrar ingrediente, preferi montar outras e deixar resfriadas.

A opção pela proteína de soja foi para deixar um pouco mais saudável sem criar problema com os enjoados de plantão e deu certo, porque a quantidade era pequena, ficou impossível descobrir.

Para quem gosta, há a opção de colocar uma camada de presunto. Eu não como esse tipo de embutido, então deixei de fora.


Para acompanhar, suco feito com um punhado de acerolas bem lindas e maduras que encontrei no mercado, 2 laranjas e meia maçã. Tudo colocado na centrífuga (acho essa a melhor forma de aproveitar a acerola) e adicionado a um copo de água, 7 gotinhas de adoçante e gelo.

4 comentários:

  1. Olá,
    E que belo almoço,adoro lasanha.
    ficou excelente,ainda a semana passada fiz:)


    Beijo
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Se esta é sua primeira lasanha, imagine quando estiver com prática! Ficou linda!

    ResponderExcluir
  3. concordo com a Tatiana, iamgina quando fizer umas 10 então...rsrs
    Bruna, adorei a dica da proteina, eu também não gosto de presunto mas só na lasanha não sei porque mas como em qualquer outra coisa...vai entender né???
    Bjinhus e parabéns ficou linda, pena que nem provei

    ResponderExcluir
  4. Bem bommmmmmmm~
    Gostei, passa lá no blog de visitinha...
    Jinhos fofos

    ResponderExcluir