terça-feira, 12 de maio de 2009

Pastel Assado recheado com folha de cenoura


Em 90% do meu tempo tento ser ambientalmente correta, sempre primando pela alimentação saudável e pelo bem do planeta. Nos outros 10% eu até tento, mas ainda não consegui me livrar dos maus hábitos...

Num desses momentos "de bem" fui até a feira livre. A hora que vi aquelas lindas ramas de cenouras novinhas e com folhas verdinhas não tive dúvida. Lembrei do curso do Sesi "Cozinha Brasil" que ensina a aproveitar ao máximo cada parte dos alimentos. Entre tantas outras aplicações, acabei adaptando essa receita:

Pastel Assado recheado com folha de cenoura

Massa
1 xícara de chá de ricota amassada
3 colheres de sopa de margarina
2 xícaras de chá de farinha de trigo
Sal a gosto

Recheio
2 ramas de folhas de cenoura picadinhas (folha e talos)
1 cenoura pequena ralada
1/2 cebola média picadinha
5 azeitonas picadinhas
Azeite, sal e outros temperinhos a gosto (usei um pacotinho de Sazon)

Coloquei todos os ingredientes da massa na Máquina de Fazer Pão, usei o programa "Massa". Tive que colocar uns 2 fiozinhos de leite, pois achei a massa meio dura. Não deixei bater o programa todo, apenas uns 20 ou 30 minutos. Abri a massa com um rolo emcima de um saco plástico aberto (para evitar a sujeira de farinha) e cortei redondos com a boca de um copo. Cada pastelzinho levou mais ou menos 1 colher chá de recheio já frio. Coloque numa forma untada com óleo ou margarina (pouca coisa, pois não gruda), pincele um ovo batido e leve assar em forno médio pré-aquecido. Demora um pouco para corar.


Adorei essa massa. Fica muitíssimo leve devido à ricota. Certamente usarei com outros recheios.

Um comentário:

  1. Uma boa opção para deixar um lanchinho pronto! =) Da pra congelar tranquilo dpois neh? :)

    ResponderExcluir