segunda-feira, 11 de maio de 2009

Bolo de pocã

Minha avó tem um pé de pocã no quintal. Apesar de não ser muito grande, se empolga muitíssimo na hora de dar frutos. AMO pocã e ela sabe disso, por isso a primeira colheita é sempre minha, por mais que demore a ir à casa dela.

Como fui para lá no último fim de semana, trouxe três sacoladas e vim disposta a consumir cada gominho das mais variadas formas. Já tinha achado uma torta interessante, mas acabei optando por este bolo, por hoje. É o mesmo que algumas pessoas fazem de laranja. Utiliza até parte das cascas, o que é sempre melhor. Quanto menos coisas no lixo, gostamos mais!


Bolo de pocã com casca

2 pocãs com casca
1 pocã sem casca
2 xícaras de açucar (sempre uso cristal)
2 xícaras de farinha de trigo (substitui 2 colheres por farelo de trigo)
2 colheres de chá de fermento em pó
1/2 xícara de óleo
4 ovos inteiros

Tire as sementes das pocãs (essa é a parte mais chata). Bata no liquidificador as cascas (bem lavadinhas), os gomos, o óleo, os ovos e o açúcar. Misture com a farinha e o fermento em uma tigela. Coloque numa forma untada e enfarinhada. Forno pré-aquecido por uns 50min. A massa rende bastante e fica bem líquida. Até me assutei e tirei parte que assou em forminhas de pão de queijo, mas na verdade não cresce muito e acabou não tendo maiores problemas. O resultado é que enquanto assa o aroma é delicioso devido à casca no meio da massa e depois de pronto o sabor é super especial. Bastante diferente devido, justamente, à casca que ao mesmo tempo é perceptível e suave.

(Detalhe para a bolinha de farinha. Misturar massa no braço não é o meu forte.)

Receita original daqui

Um comentário:

  1. Viu só, podia ter deixado pro fds... =P ehehehhehe... deve ter fikdo bem bom, adoro bolo de laranja! :)

    ResponderExcluir