segunda-feira, 2 de junho de 2014

Cupcake de biomassa e cacau

Daí que descobri que as gororobas que gosto de cozinhar tem nome: culinária funcional. Qualquer bolinho simples feito aqui em casa costuma ter um tchanamnam. Seja a substituição do açúcar refinado pelo mascavo, adição de fibras, uma receitinha sem glúten, outra sem lactose... Não é necessário ficar doente para buscar esse tipo de comida. Qualquer pessoa se beneficia da funcionalidade dos ingredientes.

Já tinha visto isso no curso de gastronomia, mas na época passou meio batido. A janela para essa redescoberta foi o instagram. Aliás, só tem comida no meu instagram. Tem muita gente postando “receitas fit” que também são uma mão na roda. É só ignorar os “scoops”de proteína que as preparações costumam ser bem práticas e rendem poucas unidades, o que é bom para não ter que ficar olhando para aquele bolo a semana toda.

Preparem-se, porque as naturebices ficarão ainda mais frequentes por aqui! Pelo menos enquanto a Elis não chega e tenho mais tempo na cozinha.

A descoberta da vez é a biomassa de banana verde. Mais informações sobre ela aqui . Já usei em sopas, molho vermelho para massa, cookie e este bolinho foi uma dos melhores empregos.


Cupcake de biomassa e cacau
(Inspirado na receita da Luana Budel)

250 g de biomassa
5 ovos
50 g de castanhas e/ou nozes
75 g de agave ou melaço de cana
60 g de coco fresco ralado
50 g de cacau em pó
1 colher de chá de fermento em pó

Misture todos os ingredientes. Pode ser no liquidificador ou processador (usei este, porque fica meio pesado). Comece batendo as castanhas separadamente, para obter uma textura mais fina. Coloque em forminhas de silicone e leve assar em forno pré aquecido a 180 graus por 20 minutos. Rendeu 14 unidades.

Os bolinhos ficam fofinhos e bem pouco doces. O que é muito bom no nosso caso, pois o Pedro gosta muito de bolo e fico com a consciência mais tranquila em matar a vontade do mocinho com algo mais saudável.

A sina das fotos tortas que não viram...

Se o doce levinho for problema, pode-se aumentar o agave ou melaço. Eu fiz uma caldinha com polpa de 1 maracujá, 1 colher de chá de amido de milho, ½ xícara de água e 4 colheres de agave. Ficou uma delícia para comer junto.

3 comentários:

  1. Boa tarde,

    Adorei sua receita. Sou iniciante na culinária saudável e ainda tenho dúvida nos preparos
    A quantidade de melaço é 750 gramas mesmo? Posso diminuir?

    Desde já, Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Flávia!
      A quantidade correta é 75g. Ainda bem que você notou. Já vou arrumar!!

      Excluir
    2. Muito obrigada por responder!!! Será a sobremessa do fim de semana.

      Excluir