quarta-feira, 16 de março de 2011

Experiências desastrosas do almoço

Quanto você planeja o almoço da sua família? Tudo bem que a família pode ter somente duas ou até uma pessoa. Eu planejo bastante. Com pelo menos um dia de antecedência, fico pensando quais as combinações possíveis, o que tem na geladeira e já está fazendo aniversário, alguma novidade que o professor comentou em sala e estou afim de testar... E faço isso com o maior prazer, ainda mais que o marido confia e [tenta] come tudo o que tem na mesa.

E com essa ânsia toda, planejei o almoço de hoje. Queria frango. Optei por um corte de coxa e sobrecoxa aos filés. Inicialmente ia fazer assado, mas me veio a ideia de frango ao molho de maracujá. Se com laranja dá certo, por que não maracujá? Fora que o marido adora esse suco e sempre tem uma garrafinha do concentrado na geladeira. Mas como fazer?

Primeiro aqueci bem a panela, juntei um pouco de gordura de bacon e coloquei o frango temperado com sal, pimenta, um pouco de limão e sem pele (para dar uma maneirada no colesterol). Dourei bem os dois lados. Então somei 125ml de suco de maracujá concentrado e 250ml de água mais um terço do potinho de caldo de galinha. Dessa vez experimentei o caldo de potinho da Knnor, que já havia comprado há algum tempo e esperava pela oportunidade para usar. Juro que tem cheiro de Ajinomoto! O líquido cobriu apenas 2/3 do frango. Cozinhei 20 minutos de cada lado. Quase um braseado. Daí tirei a carne e deixei o caldo reduzir pela metade. Ficou naturalmente mais encorpado.


O acompanhamento ainda estava meio indefinido. Queria algo com fruta, porque coloquei o objetivo de fazer um almoço com frutas em todos os pratos. Mas fui até a casa da mãe e ela fez a “doação” de lindas mandiocas já cozidas. Beleza! Viraram purê com bacon.

Outra doação foi uma abobrinha recém colhida da horta da vó. Pensei em fazer um gratinado, uma omelete, quiche... Mas como ela estava bem molinha, fui do básico: refogada com um pouco de alho e salsinha.

Até aí o almoço foi ótimo. Olha só o prato. Ficou interessante, se não fosse por esse baita osso da coxa que deu um ar medieval ao almoço.


Os problemas: tinha retirado o frango da panela e colocado dentro do forno aquecido, para manter a temperatura. Na hora de colocar na mesa, esqueci que a travessa era de inox e queimei as pontas de seis dedos. Chegou a embrulhar o estômago. O corte não foi a melhor escolha. Perto do osso ficaram aquelas carninhas mais escuras que nem sei se são carne mesmo. Sei que o aspecto não ajudou. Melhor usar os filés. Mas o molho ficou bem gostoso. Azedinho, mas gostoso. O purê ficou meio salgado, já que a mandioca já tinha sido cozida com sal e o bacon contribuiu. Agora, a abobrinha complicou tudo! Utilizei no máximo três gotas de um azeite de conserva de pimentas malaguetas. O refogado ficou TÃO picante que foi impossível comer. Acho que a única coisa que ficou boa de verdade foi a salada de alface americana temperada só com sal, limão e azeite. Ufa!

Mas e amanhã? O que teremos para o almoço?

Um comentário:

  1. OLÁ BRUNA SEU BLOG É MUITO RICO QUERO MUITO APRENDER COM VOCê JÁ SOU SUA NOVA SEGUIDORA QUENDO PUDER DE UMA PASSADA NO MEU BLOG FICAREI MUITO FELIZ.BEIJOSS

    ResponderExcluir