quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Farofa de banana

Estou numa de cozinha brasileira, total!

Começamos a ter aula de gastronomia brasileira neste bimestre e estou empolgadíssima com os nossos ingredientes que sempre estiveram aqui, olhando para mim, mas levemente subvalorizados em alguns momentos. O problema é que uma das influências mais citadas nas aulas é a cozinha mineira. Gente, nada contra quem gosta, mas acho pesada demais. Tirando o fato que não como feijão e ponto, o restante dos pratos são gostosos, claro! Sou chegada num porquinho frito, couve e mais um monte de coisas que tem por lá, mas não sou feliz me alimentando com banha e mais banha. Nem é tanto pela questão de engordar, porque consigo ser gorda mesmo comendo direito, é que não gosto mesmo. Parece que fico uns dois dias com gosto de gordura na boca.

Mas o bom é que somos livres para gostar ou desgostar do que bem entendemos, não é?!

Pois bem, ainda nessa vibe resolvi me jogar numa farofa de banana. Tudo bem que não é um prato mega diferente, só que não tínhamos o costume de come-lo na casa dos meus pais e também nunca tinha preparado. Depois de uma olhadinha em alguns sites, saiu assim:


Esmigalhei uns 5cm de lingüiça mista (não tinha bacon) e levei no fogo baixo com um pouco de cebola bem picadinha. Fogo baixo para que a gordura da lingüiça saia e frite tanto a carne quanto a cebola. Assim, não precisei colocar mais óleo. Depois de tudo levemente dourado, acrescentei uma banana picadinha e o sal, deixei refogar de leve e adicionei a farinha de mandioca torrada. Só. Mais perto da hora de servir, reguei com um pouco de azeite, já fora do fogo.

Fez parte do almoço: arroz com lentilha, filé de panga assado, ovo mexido com um tequinho de tomate e queijo e salada de almeirão com palmito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário