quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Panga com crosta de nozes

Vamos dar um tempo de Natal, porque entre o dia 25 e o 31 existe uma semana bem normal [ou quase]. Ontem o almoço em casa foi peixe, o que é sempre um desafio, pois o marido ainda torce o nariz para algumas preparações que não tenham carne de frango ou vermelha. Ainda assim, tenho ouvido falar muito do peixe panga e fiquei com vontade de experimentar. Quando vi uma promoção no mercado, não tive dúvida.

O problema é que quase nunca cozinho peixe, daí rolou aquela insegurança básica. Mas nessas horas a gente pergunta para o amigo de todas as horas, o Google. Lembrei que uma vez vi um programa de culinária com um peixe com crosta de ervas. Mas e se essa crosta fosse feita de algum tipo de castanha? Hum... Ótimo. Mas assado ou grelhado? Ao grelhar, tinha medo de queimar a crosta, ao assar, deixar o peixe seco. Mas fui de assado sempre lembrando do mantra do meu professor de Habilidades Básicas de Gastronomia “controle de tempo e temperatura”. Tinha que dar certo. E deu =D

Panga com crosta de nozes

Peguei um filé de 400g (era grandão, deu para duas pessoas), temperei com sal e pimenta branca e deixei descansar. Enquanto isso bati no processador um punhado de nozes com duas fatias de pão (era integral, por isso ficaram algumas linhaças perdidas). Reguei o peixe com um pouco de azeite e fui colocando a farofinha às colheradas, apertando de leve. Ficou bem uniforme e não me preocupei em cobrir até as laterais.

Agora vem a parte do professor: assei por 5 minutos a 280º, 10 minutos a 230º e mais 15 a 180º. O motivo não sei se faz muito sentido, mas o que pensei foi o seguinte: o peixe ainda estava levemente congelado na parte mais grossa. Fiquei com medo de colocar apenas na temperatura baixa e ele soltar toda a água, virando um filé super seco. Ao mesmo tempo não dava para fazer tudo no máximo, pois a probabilidade de queimar seria grande. Só sei que assim deu certo: ele ficou super suculento, assado por igual (só a beiradinha bem fina ficou mais dourada).

Por fim, gostei do panga. Conheço bem pouco de peixes, mas a textura é em parecida com a merluza. O sabor é super suave, por isso deve ficar bom com outros tipos de preparações. A crosta deu um leve aroma e crocância, fora que ajuda a proteger do calor excessivo.

Foi servido com arroz branco com brócolis e farofinha (sim, muita farinha neste prato) de feijão caupi).

E que em 2011 tenhamos mais peixe na mesa!

Ah! Já ia me esquecendo. Para saber mais sobre o peixe, clique aqui.

7 comentários:

  1. Vou pegar umas aulinhas com vc... hahaha
    Pensei sinceramente em fazer o curso de gastronomia, mas agora não é a hora da vida.. Os estudos com direito ainda tem que ser prioridade.. Enfim.. Tbém quero um 2011 com mto peixe na mesa, pois vai ser preciso, peixe e salada!! rs rs
    Adorei a idéia, vou tentar fazer um dia!!!!
    :D

    ResponderExcluir
  2. panga = Peixe gato? Bagre?

    ResponderExcluir
  3. Olha Anônimo, até onde sei não é a mesma coisa que o bagre, não. Olha só o que diz o importador:

    O Panga é cultivado há mais de mil anos no Rio Mekong, no Vietnã, um dos maiores rios do mundo, localizado no sudeste asiático. Há muitos anos, é exportado para mais de 240 nações, entre elas os Estados Unidos, todos os países da Comunidade Européia, Japão, Rússia, Austrália, entre outros.

    O Panga tem as características que o consumidor brasileiro sempre desejou em um peixe: tem textura firme, cor branca, sabor suave e sem espinhas. É muito versátil, permite vários tipos de preparos (grelhado, frito, assado e ensopado) e possui um ótimo custo-benefício, por conta das técnicas avançadas de criação e processamento utilizadas pelo Vietnã. Além disso, destaca-se a praticidade do peixe congelado, comercializado limpo e em filés.

    ResponderExcluir
  4. Olá, eu fiz panga ontem à noite com molho de limão, alho, alfavaca e temperei com sal e pimenta branca. Nunca faço peixes porque acho difícil, mas o panga superou, ficou uma delícia, super leve, de sabor suave. Abração

    ResponderExcluir
  5. Bruna, você empanou os dois lados ou só em cima? Salivei. Quero fazer igual!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Oi Une Femme!
    A crosta foi colocada num lado só. Neste caso, usando nozes, acho que ficaria muito forte colocar nos dois. Além do mais, a parte de baixo, certamente iria ficar grudada na assadeira e não no peixe.
    Vai com fé! Faz que vc vai gostar!!!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir