terça-feira, 20 de outubro de 2009

Sessão comida de banguela: sopa de vegetais, costela e pimenta rosa

Quando tinha uns 11 anos, minha vizinha sofreu um acidente muito feio, ficou um tempão em coma e depois fiquei sabendo que para se alimentar, a mãe dela tinha que bater tudo no liquidificador para servir com canudinho. Lembro certinho do dia em que me falaram isso, porque fiquei muito assustada com a idéia de “bater comida no liquidificador”. Na época nem imaginava que um dia iria usar um aparelho odontológico (pela 2ª vez) e precisar fazer o mesmo, mas com o toquezinho de “glamour” porque batido não quer dizer mal feito, não é verdade?

Como esse tempo anda muito estranho e ontem estava meio friozinho, decidi fazer uma sopa quando cheguei do trabalho.


Sopa de vegetais, costela e pimenta rosa

Dourei dois dentes de alho pequenos e meia cebola pequena em um fio de óleo. Acrescentei mais ou menos ½ xícara de carne de costela assada (resto do final de semana) e refoguei. Em seguida coloquei ¾ de um tomate em cubos e mais um inhame, duas batatas inglesas, as folhas de um alho poro (deixei as do meio para o final, por serem mais molinhas) e uma cenoura média. Adicionei um pouco de água e deixei amolecer. Bati tudo no liquidificador por pouco tempo, só para quebrar um pouco as fibras da carne. Voltei pro fogo, coloquei mais um pouco de água (queria meio cremosa e não muito aguada), umas 10 bolinhas de pimenta rosa, sal a gosto e o restante do alho poro bem picadinhas. Deixei cozinhar mais um pouco e servi com queijo branco ralado.


Essa foi a primeira vez que utilizei os conselhos da minha consultora para assuntos ardidos, a Fernanda do Pimenta Calabresa. Pedi que me indicasse uma pimenta para usar no lugar da do reino, que não me faz muito bem. O conselho foi optar pela pimenta rosa que é super simpática e pouco ardida. Tanto que coloquei mais algumas bolinhas sobre o prato, também. Adorei! É um ardido diferente que também é meio refrescante. Difícil de explicar... mas agora entendi porque também a usam em combinações doces. Finalmente tenho uma pimenta para usar na cozinha! Obrigada, Fer!!! Agora só falta providenciar um moedor decente, mas já já dou um jeito nisso.

Um comentário:

  1. Delícia essa sopinha heim!!!
    Quanto ao claufoutis, não soltou água não, na verdade até soltou porque o doce ficou rosa, mas ficou firme como pudim depois que endureceu.
    É gostoso, mas não é um doce que eu ficarei ansiosa por fazer de novo. Acho que com sorvete de creme ficaria ótimo.

    Bjs

    ResponderExcluir