terça-feira, 23 de junho de 2009

Sobre comida, blogs e fotos

Acabei de ler no Prato Fundo algumas dicas para fotos de comidas. Na verdade essa é uma das minhas paixões, também por isso que o blog nasceu. Deixa contar a história desde o começo:

Meu trabalho de conclusão de curso foi uma revista de gastronomia e culinária. Fizemos em duas e fiquei encarregada da diagramação e fotos, além da produção de matérias. O simples fato de conviver um pouco mais com o pessoal de gastronomia me fascinou. A revista ficou legal, apesar que hoje penso que poderíamos ter feito muito melhor, mas na época já foi interessante.

Depois disso, sempre prestei uma atenção especial ao visual. Não sei como uma pessoa consegue comprar um livro de receitas que só tenha texto, por exemplo.

Foi passeando na net que acabei no blog da
Agdá que tem fotos lindíssimas. No começo entrava só para ver as fotos, mesmo, porque na época já gostava de cozinhar, mas estava começando a vida pós-faculdade e não dava mesmo... Assim acabei passando para o Inner Life of Food que também visitava diariamente. Assim como eles, tem outros tantos que poderia citar. Mas tudo começou com esses dois, mesmo.

Daí comecei a ficar insatisfeita com a história de fazer refeições fora de casa, porque nada melhor que uma comidinha preparada na própria cozinha... Tomei veronha na cara (e um pouco de coragem) e comecei a fazer experimentos. Já tinha vontade de ter um blog, mas faltava um empurrãozinho.

Daí na pós de Comunicação Organizacional, da UEL, a prof pediu para montarmos um blog, apenas para testar a tecnologia. O tema era livre. Daí nasceu o Curiosidade Culinária. Devo reconhecer que as primeiras postagens foram só para ganhar nota, mas agora tudo mudou... cozinho bem mais, às vezes me comprometo a fazer alguma coisa mais pela foto e pela postagem, porque nem sempre o tempo ajuda.


A idéia de a maioria das receitas serem narradas em primeira pessoa também é proposital. É pra mostrar que foi feito, testado e aprovado, ou não.

Bem, mas daí você vai pensar "as fotos dela nem são grande coisa". Devo concordar. Apesar de amar essa arte, minha câmera ainda não é das melhores e sempre acabo fazendo a foto meio na correria, com luz fria, à noite... tudo isso ajuda para que o resultado não saia 100%. Fora o cansaço de chegar em casa depois do trabalho, preparar e fotografar. Ok. Tem gente que consegue, mas ainda não cheguei lá!

Bom, a história é essa. Nem completamos um ano ainda, mas já dá um caldinho, neh?!

(gosto de um "daí")

3 comentários:

  1. Valew por passar la no blog

    olha laranja e pocã e msm familia capaz
    rrsrsrs

    Planeta dos ALimentos

    ResponderExcluir
  2. Olá Bruna! Fotografia de alimentos, para mim, foi uma questão de tentativas e, principalmente, de aprendizado...Claro que não estou tão bacana ainda...mas chego lá! Com certeza você também chegará...persistência é a alma de tudo!! Parabéns...Também adoro um "Daí.."
    Orlando Baumel

    ResponderExcluir
  3. Gostei desse post sobre como tudo começou...
    É incrível como a gente conquista tanta coisa com um blog, que inicia timidamente e vai ganhando uma dimensão que nem imaginávamos, não é?
    Bjs.

    ResponderExcluir