terça-feira, 23 de junho de 2009

Pão de beterraba

O pão mais fashion que já fiz!

Final de mês, a gente começa a fazer a limpa na geladeira, no armário e ser feliz com o que tem, porque o vale-alimentação já está zerado e mercado só no dia 1º.

Nessas condições lembrei das senhoras beterrabas que estavam fazendo aniversário na geladeira. Assim que cheguei em casa, coloquei as duas para cozinhar e fui tomar banho. A receita veio no manual da máquina de fazer pão:



Pão de beterraba

(Ciclo Normal - 900g)

1 1/3 copos de leite com 2 ovos (colocar no recipiente primeiramente os ovos e completar com
leite)
1 1/2 colheres (sopa) de margarina - usei óleo, porque a margarina também acabou
1 1/2 colheres (chá) de sal
2 colheres (sopa) de açúcar
1 copo de beterraba cozida e amassada
3 1/2 copos de farinha de trigo especial
2 1/2 colheres (chá) de fermento biológico seco instantâneo

Coloquei o leite num copinho e adicionei uma colher de vinagre. Para agilizar, microondas por 40 segundos. Assim azeda mais rápido e já dá uma aquecida, já que os dias estão meios fresquinhos ultimamente. Daí bati os líquidos com as beterrabas que não amassei por preguiça e duas colheres de linhaça no liquidificador. Coloquei na máquina, adicionei a farinha e o fermento e bateu. Precisei colocar mais farinha, porque acho que deu um pouco mais de beterraba... Quando a máquina apitou, tirei a massa da MFP, coloquei numa forma de bolo inglês grande e deixei crescer no forno que estava assando um bolo, mas tinha sido recém desligado. Cresceu por uns 30 minutos e depois foi só assar 10 minutos no fogo alto e 35 no baixo.

Considerações: fiquei apaixonadíssima pela cor da massa enquanto estava batendo. Super rosa! Coisa mais linda. Fashion!! Já que estamos em clima de fim de semana de moda... hehehe Pena que depois que assa, fica meio amarronzado.

Recomendável? Com certeza! Fica um saborzinho de beterraba, mas quem não é enjoado não reclama =D

Um comentário: