segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Frango assado sentado na cerveja

Inusitado é pouco. Estranho também é pouco. O que importa é que deu certo.

Este é meu primeiro frango assado. Afinal de contas, ainda estou processando essa história de ter que colocar a mão em carne crua... A receita é da leitora Haigli Fensterseifer, do Rainhas do Lar. Acabei acatando a sugestão por ser uma receita beeeeeeem diferente do que já tinha experimentado.

Frango assado sentado na cerveja


Comprei um frango inteiro no mercado. Só não vou saber dizer de quantos quilos. Mas deu 10 reais e pouco. Ele vem meio congelado, mas não tem problema. Tirei os miúdos que estavam por dentro, dei uma olhadinha e vi que ainda ficaram pedacinhos do pulmão pra trás. Foi só puxar que saíram. Depois tirei uns 3 pedacinhos de pontinha de penas que sobraram.

Furei com a faca e deixei dormir no tempero desde a noite anterior: 1 copo e meio de água, 3 colheres (sobremesa) de sal, 1 colher (sobremesa) de sálvia, 1 colher (sobremesa) de alecrim, salpicadas de molho de pimenta, 1 cebola média e meia, 2 dentes de alho. Bati tudo no liquidificador, cobri boa parte do frango e fui dormir.

No dia seguinte, duas horas antes de servir, abri uma latinha de cerveja de 170ml (antes, lavei bem a latinha e tirei o anel), coloquei no centro da forma e sentei o frango nela. Nem precisou de muito esforço. Foi fácil equilibrar. Depois foi só colocar meia laranja no buraco do pescoço e levar no forno médio. Se durante o tempo que estiver assando, dourar demais, é bom encapar com papel alumínio.


Tchanam!!!

Ficou muito bom! A cerveja evapora e acaba ajudando a temperar o penoso, que também não fica com gosto forte de cerveja. A carne ficou suuuuuuuuuuuuuuper macia.

Os dois pezinhos foram assados a pedido da minha mãe, que adora roe-los. Sinceramente não vejo graça, mas gosto é gosto, neh?!



9 comentários:

  1. Põe inusitado nisso! A criatividade e a química na cozinha resulta nessas coisas.
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Amiga, falar que ficou bonito, eu não posso, mas eu acredito que deve ter ficado bom sim, pois vc herdou as mãos de fada da sua mamy... a propósito, vc não quer fazer outra torta de limão pra mim, não?

    ResponderExcluir
  3. Bruna eu vi esse frango "bebum" no rainhas e morri de rir! Muito divertido! Mas achei uma ótima maneira de assá-lo por igual. O seu parece ótimo!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Afff...que diferente!!! Mas ficou douradinho do jeito que eu gosto...é por isso que não canso de dizer que somos um pouco bruxas...rsrs
    Bjinhus!!!

    ResponderExcluir
  5. Essa primeira ficou engraçada hehehe mas está lindo demais o resultado final.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  6. Bruna eu acho tão engraçada essa galinha sentadinha! rsrsrs
    Bj
    Fernanda

    ResponderExcluir
  7. E põe bom nisso... a carne ficou bem macia... e muito bem assada... :D o tempero ficou suave, sem o gosto de cerveja...
    APROVADO!

    ResponderExcluir
  8. O frango ficou lindo. E todo pimpão!! :)

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  9. Carmaba
    Essa receita é velha.
    As padarias mais antigas, do Sr. Manuel, Sr. João sempre fizeram o tempero assim, diferente dos Hipermercados de hoje.

    Mas é simplesmente ótimo

    ResponderExcluir