sábado, 19 de setembro de 2009

Pizza Fofa

Penso que comer massa é COMER MASSA. É sentir a textura do macarrão, a leveza do pão, a fofura da massa da pizza. Sim, porque depois que conheci a "Pan" da Pizza Hut, meu mundo virou de cabeça pra baixo e pude ter certeza dessa preferência.

Ontem cheguei em casa disposta a fazer uma pizza bem fofinha e gostosa. A última receita tirada do manual da MFP, ficou boa, mas queria algo mais. Então dei um pulo no blog da Gasparzinha que tem sempre ótimas receitas...


Massa de pizza fofa

120ml de água
120ml de leite (usei buttermilk - leite com 1 colher de vinagre)
1 colher chá de alho em pó (usei 1 dente e meio)
2 colher chá de queijo parmesão
2 colheres sopa de óleo de canola
1 colher chá de sal
1 colher sopa de açúcar
3 xícaras de farinha de trigo
2 colheres chá de fermento seco

Em massas de pizza e calzone gosto de usar alho frito, então piquei grossamente os dentes de alho e dourei-os no óleo de canola. Deixei amornar e bati no liquidificador com tudo menos a farinha e o fermento. Ainda adicionei uma colher (sobremesa) de linhaça por conta. Depois foi só colocar na cuba da Máquina de Fazer Pão com a farinha e o fermento, selecionar a opção Massa e esperar.

A Gasparzinha fez 2 pizzas. Como optei por deixar a massa mais mole que o normal, ficou difícil de esticar. Então untei uma forma com óleo, estiquei do jeito que deu e coloquei para crescer por 30 minutos no forno aquecido por 5 minutos, depois desligado.

Quando cresceu, assei por uns 20 minutos em forno médio, até dourar levemente, coloquei a cobertura e levei ao forno novamente para derreter o queijo e dourar de leve.

A cobertura foi mista:
molho de tomate
mussarela
atum
cebola ralada refogada com um tiquinho de sal
orégano

molho de tomate
abobrinha ralada (experimentei ralar ao invés de cortar maior. Ficou igualmente boa)
mussarela (sim, por falta de atenção, a abobrinha ficou coberta)
linguicinha pré-desengordurada
azeitonas descaroçadas
pimentões vermelhos

Por ter feito somente uma pizza, acabou virando um pão com cobertura e obceno de tão fofo. Uma delícia! Como é o nome original da receita... a massa de pizza perfeita!!


4 comentários: