domingo, 6 de setembro de 2009

O melhor cuscuz

Ainda não experimentei aquele cuscuz tradicional, feito em panela especial e talz. Mas experimentei este. Receita da minha mãe que apareceu pela primeira vez em casa quando ela ainda fazia o quadro de culinária de um canal de TV a cabo da cidade. O da foto foi feito hoje para o almoço.


Cuscuz Caipira

1 cebola média ralada
2 dentes de alho amassados
1 ½ xícara de óleo (pode-se usar 1x de óleo e ½ de água, na tentativa de ficar mais light)
2 tomates picados
2 cubos de caldo de galinha
½ xícara de azeitonas verdes picadas
2 ovos cozidos picados (se desejar, separe parte para a decoração)
1 vidro grande de palmito picado (acabo não usando umas 4 torinhas)
1 lata de milho verde (que pode ser trocado por ervilhas frescas ou de lata)
½ xícara de salsinha e cebolinha picados
3 xícaras de farinha de milho
1 lata de sardinha (tem gente que faz com frango desfiado. Fique à vontade para substituir na quantidade equivalente)
½ xícara de farinha de mandioca
Alface para decorar (opcional)

Fritei o alho no óleo até dourar levemente. Adicionei a cebola e esperei chegar ao mesmo ponto (é nóia minha, mas PRECISO que o alho e a cebola fiquem bem fritos, senão não como com o mesmo gosto). Juntei os tomates, o caldo de galinha dissolvidos em 2 xícaras de água fervente. Cozinhei por 5 minutos. Acrescentei o restante dos ingredientes, deixando as farinhas por último. É importante usar uma panela grande, porque senão na hora de mexer, acaba virando sujeira. Depois de tudo muito bem misturado, colocar em uma forma de cone central e apertar bem. Na hora de desenformar, coloque uma faquinha nas laterais para entrar um pouco de ar e vire sobre um prato. Se quiser decorar, use toda a imaginação disponível. Em casa a gente acaba comendo sem muita decoração, porque já acho um prato muito lindo que vai muito bem como acompanhamento de carne ou como prato único, junto com uma salada de folhas básica.



Um comentário:

  1. Um dia vou tomar vergonha na cara e fazer um cuscuz...adoro isso, é uma delicia cheio de ingredientes brasileiros hummmm
    bjs
    Paula

    ResponderExcluir