segunda-feira, 21 de setembro de 2009

É de tomate! Bolo de tomate

Pois é. Ninguém acertou. Os palpites foram os mais variados: cenoura, abóbora, batata doce, coca cola, urucum...

A verdade é que estava dando uma olhada nos arquivos de receita e encontrei uma apostila virtual do Curso de Aproveitamento Integral dos Alimentos do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) do Rio Grande do Sul. Adoro esse tipo de curso. É como no Cozinha Brasil, do Sesi (Serviço Social da Indústria), onde a gente aprende a fazer bolo de abobrinha, pastelzinho de talos, salpicão de melancia... várias coisas que podem ser super gostosas, mas precisam vencer o preconceito para serem provadas.

Com esse bolo não foi diferente. Os tomates estavam na geladeira esperando para virarem molho, como sempre, mas mereceram ir para a panela de forma diferente e foi assim:


Bolo de tomate

2 ½ xícaras de tomate maduro (usei rasteiro e longa vida)
2 ovos
1 xícara de açúcar (sendo ½ integral)
1 xícara de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
6 damascos picados em cubinhos

Cortei os tomates grosseiramente para conseguir medir. Deu aproximadamente 3 ¾. Levei ao fogo sem adicionar água e deixei ferver em fogo baixo por uns 15 minutos. Esperei esfriar e bati no liquidificador. Coei para separar o suco das sementinhas e cascas. Daí para frente foi normal: bati as claras em neve, depois, separadamente, as gemas e o açúcar até formar um creminho e fui incorporando o restante dos ingredientes, intercalando o suco e a farinha para não virar sujeira. No final, foi só incorporar o fermento, os damascos e as claras, colocar numa forma untada e enfarinhada e assar por 35 minutos em forno médio pré-aquecido. Detalhe é que essa é meia receita e rende um bolinho simpático que dá certinho numa forma de uns 25cm de diâmetro.

Vamos ao veredicto: um bolo perfeito! Uma cor linda, um aroma intrigante (que em nada lembra uma macarronada ao sugo) e um sabor muito interessante. Ok, interessante não é o melhor dos adjetivos, mas é que ele fica com um picante/azedinho no fundo que não consegui descobrir se era do damasco ou do bolo, mas acho que é um pouco do bolo, também. ADOREI. De verdade! Todo mundo que provou gostou, também. A reação foi a esperada: comem com vontade e depois que sabem do que é feito, torcem o nariz. Tenho pena de gente enjoada, mas me esforço para convencer esse povo...

O damasco coloquei por conta. Achei que ficaria muito bom com passas brancas, mas como só tinha escuras em casa, fui de damasco, mesmo.


Para quem gosta de comer bolo com "alguma coisa", a dica é servir este com mel, que combina perfeitamente!


Tem tomates madurinhos na fruteira? Então corre fazer bolo! Vai por mim...

4 comentários:

  1. Você pegou todo mundo! Não diria que é de tomate nunca. Bem inusitado, fiquei curiosa com o sabor.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Nunca me passaria esta pela cabeça..
    Adorei a ideia!
    E com tantas tomates maduras lá por casa ás tantas ainda me vou aventurar :p
    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  3. Olá Bruna
    Que surpresa este bolo, nunca imaginaria que seria de tomates
    Me parece muito bom, vou esperimentar fazer qualquer dia
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto de fazer bolos diferentes e vou fazer esse bolo para ver como fica. Se vc disse que é gostoso, então vou gostar tambem.

    ResponderExcluir